95 Co promove educação financeira através da linguagem do futebol
O que acontece com os 95% dos jogadores de futebol que não conseguiram atingir o sonho de se tornar profissionais? Essa pergunta é a premissa do livro “95% Futebol: Você quer jogar aonde?” escrito por Eduardo Araújo, designer e cofundador da 95 Company.
Baseado em histórias reais, o livro revela que os obstáculos enfrentados por jovens aspirantes à carreira no esporte muitas vezes vão além da falta de talento. A identificação de padrões recorrentes por trás dessas desistências e a conexão entre aqueles que compartilham a mesma frustração deu origem a oportunidades que hoje são geridas pela 95 Co.
Diante dessa conjuntura, a empresa desenvolveu o aplicativo 95- Learning Through Football a fim de “criar um novo formato educacional e social para crianças e jovens através do esporte”.
A plataforma combina entretenimento e aprendizado dinâmico por meio de pílulas recreativas intercaladas com conteúdo educativo, pequenas entrevistas com personalidades do esporte ou especialistas educacionais sobre sua atuação no futebol, desafios e testes de conhecimento e algumas seleções de curiosidades e atitudes no futebol.
É por meio da linguagem futebolística também que os usuários são instruídos a lidar da melhor maneira com quatro áreas de conhecimento que estão em contato constante com a modalidade esportiva: educação física, jornalismo, publicidade e finanças. Ou seja, são explorados aspectos ligados à performance do atleta, à forma de se comunicar, ao branding e à gestão financeira.
Araújo explica que o formato permite que se extraia informações que o modelo convencional não alcançaria. A partir disso, avalia que o real benefício está na criação e gerência dos dados qualificados para a tomada de decisão, seja para o pedagogo ou para o assistente social, professor e até mesmo para a performance técnica. Como resultado dessa operação, podem informar com precisão, por exemplo, quantos jovens de 17 anos têm maturidade para ingressar em uma categoria esportiva de 20 anos.
Também é possível estabelecer quantos têm afinidade com o jornalismo e quantos gostariam de aprender a falar inglês. Além disso, é possível identificar os problemas sociais que esses jovens passam.
Como o futebol pode ajudar na educação financeira
Somado aos vídeos curtos que despertam interesses profissionais e direcionam jovens para conteúdos mais profundos em instituições de ensino, o aplicativo disponibiliza um painel de métricas de desempenho e, assim, fornece uma visão mais clara de quais disciplinas precisam ser reforçadas. Outras formas de incentivar o estudo e o aperfeiçoamento de habilidades relevantes para a conduta profissional e financeira estão disponíveis ao longo das funcionalidades disponibilizadas, confira.
One wallet for all
Dentro do conceito de “Portfólio de investimentos no qual a educação é o maior ativo”, um dos destaques vai para a conscientização sobre o planejamento financeiro a longo prazo.
Dados apresentados no documento de apresentação do app mostram que 96% dos jogadores de futebol declaram falência após cinco anos da aposentadoria. Nesse sentido, o 95- Learning Through Football estrutura um sistema voltado não só para o estudo, mas para as melhores práticas de gestão dos recursos.
Os pontos acumulados mediante a acertos nos testes de conhecimento (games) são categorizados entre as quatro áreas e ficam disponíveis na aba de “Carteira”.
Cada pergunta – baseada nos vídeos que a pessoa assistiu recentemente – respondida corretamente gera um bônus de 300 pontos, que podem ser trocados na loja virtual do aplicativo. Contudo, como a administração financeira é um dos pilares, o aplicativo não permite que se troque todos os pontos acumulados e ainda recomenda uma abordagem mais econômica.
Branding
O campo de branding pode ser um acréscimo aos ensinamentos em finanças, uma vez que o jogador é uma marca, um produto e uma empresa. A partir dessa concepção apresentada pela 95 Company, as implicações financeiras são inseridas em outro escopo e passam por oportunidades comerciais do atleta e planejamento econômico de uma organização.
De acordo com Araújo, neste módulo busca-se usar “contextos de entendimento do jovem sobre valor de marca, que podem criar ou influenciar um produto ou o consumo”. São abordadas, também, questões como procedimentos para se tornar uma empresa e entender os custos que ela gera.
O post 95 Co promove educação financeira através da linguagem do futebol apareceu primeiro em PanoramaCrypto.