A rede de teste do Ethereum, Ropsten, será totalmente encerrada em dezembro deste ano
Agora que o The Merge provou seu valor e teve sua implementação executada com sucesso, o Ethereum (ETH) se prepara para os próximos passos de seu desenvolvimento. A Ethereum Foundation anunciou o desligamento das redes de testes que deram suporte ao The Merge.
Uma das redes que não terá mais função, por exemplo, é a Ropsten. A rede foi uma das mais importantes para a implementação completa do The Merge e agora que cumpriu sua função deixará de ser operacional.
“Conforme anunciado anteriormente, a rede Ropsten não terá mais utilidade e não será mais funcional nas próximas semanas. Nos últimos meses, os provedores de infraestrutura pararam gradualmente de oferecer suporte à rede e as taxas de participação do validador têm diminuído constantemente”, destacou a Ethereum Foundation.
Novas atualizações no Ethereum
De acordo com o anúncio, a grande maioria dos nós validadores restantes será encerrada durante o período de 15 a 31 de dezembro de 2022. Em seguida, Ropsten não terá mais suporte de clientes, equipes de teste ou infraestrutura.
Além disso, a Ethereum Foundation anunciou que com a finalização da rede Ropsten, outra rede de testes ganhará vida, a “Rinkeby”.
“A rede estará ativa até meados de 2023. Ela vai dar aos usuários e desenvolvedores de aplicativos a chance de migrar para Goerli ou Sepolia. Dito isto, Rinkeby não suporta The Merge, nem suportará futuras atualizações de rede. Portanto, não é mais uma réplica equivalente a recursos da rede principal Ethereum”, afirmou a fundação.
Por fim, a Ethereum Foundation disse que as descontinuações do The Merge e do testnet forneceram uma oportunidade para a comunidade Ethereum repensar sua abordagem mais ampla para testar redes.
“Propostas em torno de redes específicas para interessados versus desenvolvedores, normas de fim de vida para testnets e mais estão sendo discutidas no Ethereum Magicians e em chamadas da comunidade”, finalizou o anúncio.