FTX ressurge e anuncia retomada de saques no Japão
Uma notícia inesperada surpreendeu o mercado de criptomoedas neste começo de novembro. Após declarar falência, a FTX parece ressurgir.
A empresa que chocou o mercado em novembro com diversos escandalos, má gestão e pedido de falência disse que não ‘morreu’. Uma de suas subsidiárias, a FTX Japan, disse que vai retomar os saques de seus usuários.
A empresa anunciou um plano para a retomada de saques. Não está claro ainda como tudo irá ocorrer. No entanto, se o plano der certo, os usuários da exchange de criptomoedas podem ser alguns dos primeiros clientes a receber seu dinheiro de volta.
Assim como em outras subsidiárias da empresa, as retiradas da FTX Japan foram interrompidas em 8 de novembro. No caso japonês, isso ocorreu depois que os reguladores financeiros locais ordenaram que a exchange suspendesse os serviços.
A empresa global de Sam Bankman-Fried, a FTX Trading Ltd., entrou com pedido de proteção contra falência do Capítulo 11 nos Estados Unidos três dias depois.
Agora, em um aviso publicado em seu site, a FTX Japan disse que está com planos para pagar todos seus clientes. Dessa forma a empresa pretende usar a justiça para ter acesso aos fundos que sobraram da FTX Global.
FTX Japan
Desse modo, a FTX Japan contactou os advogados de falências da FTX nos EUA para reaver os fundos de seus usuários. Assim, ela alega que os fundos dos clientes japoneses “não devem fazer parte do patrimônio da FTX”.
“Dada a forma como esses ativos são mantidos e os interesses de propriedade sob a lei japonesa”, alegam.
A FTX Japan estava trabalhando no plano para reiniciar as retiradas nas últimas duas semanas e diz que foi aprovado pela equipe de gerenciamento da FTX Global.
“O trabalho de desenvolvimento para este plano já começou. Portanto, nossas equipes de engenharia estão trabalha para permitir que os usuários da FTX Japan retirem seus fundos. Como parte do plano, estamos incorporando controles, auditoria de segurança, reconciliações e análises para implementar um sistema robusto e seguro processo”, disse o aviso.
A subsidiária japonesa deve “publicar informações sobre ativos de clientes mantidos em carteiras segregadas”
“O FTX Japan pretende publicar informações adicionais sobre a retomada dos saques para os usuários do FTX Japan em breve”, finalizou.
- Leia também: Galaxy Digital compra empresa da ‘falida’ Celsius