Linux Foundation anuncia criação de grupo para definir padrões do metaverso
A Fundação Linux, organização sem fins lucrativos, anunciou o estabelecimento e formação da Open Metaverse Foundation (OMF) com a missão de trabalhar na criação de padrões de código aberto para o metaverso.
Segundo o anuncio, muitas organizações líderes e comunidades de código aberto se juntaram como membros fundadores para apoiar o esforço de tornar esta visão realidade.
Esses incluem a ChainHub Foundation, Cloud Native Computing Foundation, Futurewei, GenXP, Guangdong Digital Industry Research Institute, Hyperledger Foundation, LF Edge, LF Networking, OpenSDV, Open Voice Network e Veriken, entre outros.
“Ainda estamos nos primeiros dias da visão de um metaverso aberto e reconhecemos que muitas comunidades de código aberto e fundações estão trabalhando em peças fundamentais desse quebra-cabeça iterativo”, disse Royal O’Brien, diretor executivo da OMF.
O anúncio destaca que a Open Metaverse Foundation está organizada em Grupos Fundamentais de Interesse (FIGs) que permitem uma estrutura de decisão focada e distribuída para tópicos chave.
Padrões para o metaverso
Os FIGs fornecem recursos e fóruns direcionados para a identificação de novas ideias, realização de trabalhos e incorporação de novos colaboradores.
Eles são compostos por membros de disciplinas específicas comprometidos em avançar projetos ou tecnologias escaláveis dentro de seu tópico, bem como garantindo que a propriedade do código de cada subparte identificável dos projetos (por exemplo, GitHub.org, repositório, subdiretório, API, teste, problema, PR) seja abordada e gerenciada.
Os oito Grupos de Interesse Fundacional da OMF são:
- Usuários
- Transações
- Ativos digitais
- Simulações e Mundos Virtuais
- Inteligência artificial
- rede
- Segurança e privacidade
- Jurídico e Política
“Estamos apenas começando a ver o potencial do metaverso. O OMF traz o comprovado modelo de desenvolvimento aberto da Linux Foundation para esta nova oportunidade complexa, mas empolgante”, disse Daniela Barbosa , Diretora Executiva, Hyperledger Foundation.
Os membros da OMF esperam que os padrões estabelecidos possam ser usados por todos os desenvolvedores trabalhando em softwares e hardwares voltados ao metaverso.