Coreia do Sul emitem mandado de prisão contra fundador da Bithumb
A exchange Bithumb recentemente atraiu a atenção das autoridades de seu país de origem, a Coreia do Sul. De acordo com o portal local SBS, os promotores pediram a emissão de um mandado de prisão para Kang Jong-hyeon, considerado o verdadeiro proprietário da exchange.
Kang, de 41 anos, é acusado de de peculato, bem como os principais executivos da exchange. No final de dezembro, um dos acionistas da exchange chegou a cometer suicídio por causa dessa investigação.
Proprietário da Bithumb é preso
A sentença partiu do Gabinete de Investigação Financeira do Distrito Sul de Seul, que emitiu a ordem de prisão na terça-feira (25). Junto com Kang, dois executivos de afiliadas da Bithumb também receberam ordem de prisão.
De acordo com os promotores, o trio supostamente realizou apropriação indevida de fundos e quebra de confiança sob a Lei de Punição Agravada de Específicos Crimes econômicos. Além disso, os executivos teriam participado de transações ilegais fraudulentas que violam a Lei de Mercado de Capitais.
Kang Jong-hyeon é o irmão mais velho de Kang Ji-yeon, que atua como CEO de duas empresas afiliadas à Bithumb – Inbiogen e Bucket Studio. A justiça da Coreia do Sul acredita que Kang Jong-hyeon desempenhou um papel significativo no esquema.
Outra acusação que a dupla enfrenta é de inflar artificialmente os preços das ações das afiliadas da Bithumb emitindo títulos conversíveis. Mas ao invés de investir o dinheiro na empresa, os Kang teriam desviado os fundos através de manipulação dos preços.
Em outubro do ano passado, os promotores apreenderam e revistaram uma após a outra as afiliadas da Bithumb. Antes disso, em 2020, o governo determinou que a exchange deveria pagar US$ 69 milhões em impostos.
- Leia também: Celsius pode emitir novo token para pagar usuários
As crescentes preocupações da Bithumb
Juntamente com as duas afiliadas, a Bithumb conta com uma terceira empresa, a Vident. Esta companhia detém uma participação de 34,2% na Bithumb Holdings, que controla a exchange. Com isso, a empresa é a maior acionista individual da Bithumb.
A Inbiogen, por outro lado, detém participação majoritária na Vident, enquanto a Bucket Studio parece ter a participação majoritária na Inbiogen. Portanto, trata-se de um verdadeiro emaranhado de companhias no qual uma possui participação na outra.
No caso de suicídio, o acionista morto era justamente o vice-presidente de Vident, identificado como “Park”, encontrado fora do jardim da frente de sua casa. Contudo, a polícia ainda investiga se a morte do executivo de fato foi autoinflingida.
A Bithumb também viu uma queda significativa no volume de negócios nos últimos meses, por causa das crises. Outrora a segunda maior exchange de criptomoedas da Coreia do Sul, a Bithumb perdeu espaço e chegou a virar um alvo da FTX antes da gigante de Sam Bankman-Fried entrar em colapso.
Leia também: Stablecoins e CBDCs podem ter papel significativo em pagamentos, diz CEO da Visa