Fim do bear market: Fed sobe os juros dos EUA em 0,25 ponto percentual e mercado comemora

Share

Fim do bear market: Fed sobe os juros dos EUA em 0,25 ponto percentual e mercado comemora

O Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos, aumentou a tão esperada taxas de juros do país nesta quarta-feira (1º) . Assim como previa o mercado o FED aumentou os juros em apenas 0,25 ponto percentual, indicando que a inflação na economia americana pode estar controlada e afastando o temor da recessão.

Logo que o FED divulgou a taxa os touros agiram no mercado e elevarm o preço do Bitcoin em mais de 2% e o Ethereum em 3%, indicando que o otimismo está de volta ao ecossistema cripto e afastando o fantasma do bear market.

FED e criptomoedas

“O mercado reage com bom humor, as criptomoedas começam a reagir positivamente, porque, primeiramente, foi abaixo de 0.5 e segundo, porque está dentro do esperado. Então, é uma boa notícia para o mercado de renda variável”, destacou o analista Tasso Lago.

Já o economista Beto Saadia, destacou que esta reunião do FED teve importância extra porque Gerome Powell precisa se opor ao atual otimismo recente promovido pelo mercado. Investidores sabem que estão próximos do fim do ciclo de taxas e já precificam o início de uma queda no segundo semestre deste ano, o que o FED não quer.

Segundo ele, isso significa que o comitê poderia aumentar as taxas em 50 bps dando um susto nos investidores, o que seria uma grande surpresa, ou como fez que foi pelo aumento de 25 pontos e endurecer o tom no discurso, orientando que irá prolongar o ciclo de aperto de taxas e deixá-lo alto por mais tempo do que está desenhado nas curvas de juros futuras.

“Esse otimismo do mercado pode se tornar uma profecia autorrealizável. É isso que preocupa o FED. O enfraquecimento do dólar (incomum em situações de altas de juros) penaliza o índice de inflação CPI, principalmente via petróleo e cobre que se mantêm altos pro conta do aquecimento chinês. O FED não consegue gerar o desemprego necessário pra controlar a inflação de salários e o último dado de PIB veio acima do esperado”, afirmou.

.

  • 1 de Fevereiro, 2023