Nucoin: Conselho do Nubank autoriza emissão de criptomoeda
O conselho de administração do Nubank autorizou a emissão de um token próprio do banco digital baseado na blockchain Polygon (MATIC). A fintech vai emitir o seu ativo digital chamado Nucoin a partir das Ilhas Cayman, onde está localizada a sede da Polygon Labs. A decisão veio à público na última segunda-feira (6), mas foi tomada em reunião do conselho em 27 de janeiro.
Conforme noticiou o CriptoFácil, o Nubank anunciou pela primeira vez a intenção de lançar uma criptomoeda própria em agosto de 2022, logo após lançar um serviço de compra e venda de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) no aplicativo.
No mês de outubro, o banco digital ratificou a iniciativa, informando que a Nucoin seria um token de utilidade. Ou seja, um ativo que oferece benefícios aos seus donos. No caso da Nucoin, quem tiver a criptomoeda poderá obter descontos e outros benefícios no Nubank. Também nessa ocasião, o banco informou que a rede Polygon foi a parceira escolhida para lançar a moeda digital.
Nubank anuncia Nucoin
A expectativa é que, ainda neste primeiro semestre de 2023, o Nubank distribua Nucoins de forma gratuita, em uma espécie de “airdrop”, para os clientes do banco digital no Brasil, no México e na Colômbia. Essa distribuição de tokens também recebeu autorização do conselho da empresa nos Estados Unidos. Mas ainda não há detalhes sobre os critérios para recebimento dos criptoativos.
De acordo com a ata do conselho, o fundador da Nucoin, Fernando Czapski, tem autorização para iniciar a emissão do token em nome da empresa. Para isto, serão necessários processos que incluem a criação de chaves criptográficas, a programação dos toques de tecla necessários para iniciar o código e a execução dos contratos inteligentes para a emissão do ativo.
Além disso, o conselho do banco digital também autorizou a celebração de contratos dentro das áreas da fintech para desenvolver o programa de fidelidade associado ao acúmulo de Nucoins.
Nubank Cripto
Hoje, o Nubank oferece serviço de compra, venda e armazenamento de criptomoedas em seu aplicativo, pelo Nubank Cripto. No entanto, ainda não é possível enviar os ativos para uma carteira externa, por exemplo. Os clientes podem investir com valores a partir de R$ 1. As criptomoedas oferecidas são: Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Uniswap (UNI) e Polygon (MATIC).
O objetivo, segundo o banco digital, é democratizar o acesso ao universo dos criptoativos para quem quiser fazer parte dele. Desde o lançamento do Nubank Cripto, em maio de 2022, cerca de 2 milhões de clientes fizeram, ao menos, uma compra de cripto no app, de acordo com o Nubank. A solução de cripto é oferecida em parceria com a Paxos, uma exchange global de criptomoedas.
- Leia também: Bitcoin alcança os R$ 120 mil e criptomoedas disparam. Token famoso salta 24% em menos de um dia