Aave anuncia que vai excluir BUSD de seu ecossistema
O protocolo descentralizado Aave está prestes a aprovar uma proposta para congelar a stablecoin BUSD, após o desentendimento da Paxos com a SEC sobre sua criptomoeda lastreada em dólar.
A proposta sugere que a Aave mude para uma stablecoin diferente, citando a alegação da SEC de que o BUSD é um título não registrado e temendo ser punida pelo regulador caso mantenha o BUSD em seu ecossistema.
“A incapacidade de cunhar um novo BUSD pode prejudicar a oportunidade de arbitragem de peg e o peg de ativos”, diz a proposta da Aave. “Parece que o caminho mais razoável para a Aave é congelar essa reserva e convidar os usuários a mudar para outra stablecoin entre a diversidade de stablecoins presentes na Aave.”
A proposta foi escrita por dois delegados: a iniciativa Aave-Chan e Marc Zeller da Aave DAO. Zeller afirmou que o impacto na liquidez geral do Aave é mínimo, já que o BUSD é uma das menores reservas de stablecoin da plataforma.
- Leia também: CZ: SEC fez BUSD perder US$ 3 bilhões para o USDT
Aave
A proposta diz que “não há perspectiva real de crescimento” para o BUSD, acrescentando que a oferta circulante da stablecoin “eventualmente chegará a zero”.
O impasse entre a Paxos e a SEC em relação ao BUSD ocorre em meio a uma maior pressão regulatória sobre as criptomoedas nos Estados Unidos. O acordo de US$ 30 milhões fechado entre a exchange Kraken e a SEC sobre seu produto de staking, por exemplo, gerou especulações sobre o futuro das stablecoins e dos produtos de staking.
Um porta-voz da Paxos disse que a empresa “discorda categoricamente” da SEC, acrescentando que o BUSD não é um título sob as leis federais de valores mobiliários. No entanto, a proposta da Aave parece ser uma medida preventiva, que pode evitar problemas futuros com a regulamentação.
A proposta já recebeu 99,97% dos votos e a votação se encerra no domingo, 19 de fevereiro.