Negociações de NFTs de metaverso atingem novos recordes
As negociações de tokens não fungíveis (NFTs) vinculados ao metaverso atingiram novos recordes no primeiro trimestre de 2023, segundo um relatório da DappRadar.
De acordo com o estudo, o comércio de terrenos virtuais atingiu um recorde histórico, com 147.000 negociações, totalizando US$ 311 milhões até agora este ano.
A Yuga Labs e a MG Land foram as plataformas que dominaram o espaço, com destaque para os NFTs Otherdeed, vinculados a terrenos no metaverso Otherside, que registraram US$ 222 milhões em volume de negócios no primeiro trimestre, um aumento de 237% em relação ao trimestre anterior.
O relatório destaca que a Createra Genesis Land é um dos grandes destaques do ano. A empresa levantou mais de US$ 10 milhões em uma rodada de financiamento de em janeiro de 2023 liderada pela A16z e tem como foco permitir criações de metaverso geradas pelo usuário.
Metaverso
A Decentraland também fez parte da lista dos principais aplicativos descentralizados do mundo virtual (dapps) no último trimestre, impulsionada pela próxima Metaverse Fashion Week, que aumentou o número de carteiras ativas exclusivas na plataforma e o volume de negócios em 63%.
Outro fator que contribuiu para o aumento no volume de negociação foram as temporadas do The Sandbox e outros metaversos menos populares e também o airdrop do marketplace de NFTs, Blur.
“As baleias NFT decidiram cultivar terras [virtuais], especialmente o projeto MG Land, que é uma coleção NFT. Também é preciso incluir nesta conta as temporadas e experiências do The Sandboz”, disse Sara Gherghelas, analista de blockchain da DappRadar.
O relatório da DappRadar ainda destaca que US$ 417,5 milhões foram investidos em jogos de blockchain e projetos de metaverso no primeiro trimestre de 2023.
O aumento do interesse no metaverso e nos jogos da Web3 foi observado em toda a indústria de criptomoedas, com gigantes da tecnologia tradicionais, como a Sony, e ecossistemas de blockchain, como o Polygon, investindo na criação de experiências gamificadas e espaços virtuais.