Concentração de Bitcoins: 61% estão nas mãos de grandes players

Share

baleia-tubarao-golfinho-btc-bitcoin-bitcoins

Existe uma forte concentração de Bitcoins no mercado de criptomoedas. De acordo com um relatório recente da empresa CryptoQuant, mais de 61% de todos os BTC que circulam no mercado atualmente estão nas mãos de grandes players do cripto. Ou seja, de investidores que detêm fortunas em ativos digitais.

A análise da CryptoQuant levou em conta o “UTXO Value Bands”. Trata-se de um indicador que exibe a distribuição de todas as saídas de transação não gastas (UTXOs) por seu valor. Na prática, a métrica permite analisar grandes e pequenos participantes no mercado de criptomoedas e suas posses.

Os dados analíticos mostram que grandes players do Bitcoin de fato controlam uma parcela significativa do mercado:

Os “golfinhos” (100-500 BTC) e os “tubarões” (500-1.000 BTC) controlam 29,57% do mercado. Ou seja, esses players de médio porte detêm uma parte substancial dos Bitcoins. Enquanto isso, as “baleias” (1.000-5.000 BTC), “jubartes” (5.000-10.000 BTC) e “megabaleias” (>10.000 BTC) controlam 31,57% do mercado. Conforme pontuou a empresa de análise, isso destaca “a influência desses enormes participantes no mercado de criptomoedas”.

Problemas da concentração de Bitcoins

Dessa forma, os grandes investidores controlam, juntos, 61,14% de todos os Bitcoins. Conforme destacou a CryptoQuant, isso tem implicações importantes no setor.

Em primeiro lugar, com essa concentração de BTC, o mercado se torna mais sensível às ações dos grandes players. Quando esses investidores compram ou vendem grandes volumes de Bitcoins, por exemplo, isso pode causar flutuações de preço significativas na criptomoeda.

Por outro lado, uma parcela menor do mercado, cerca de 38,86% de todos os Bitcoins, está nas mãos de participantes e investidores menores. E isso quer dizer, segundo a CryptoQuant, que há espaço para crescimento do varejo:

“Isso pode sugerir que as criptomoedas ainda são um instrumento de investimento de nicho, e há potencial para maior crescimento e maior participação de investidores de varejo”, pontuou a empresa.

De acordo com a distribuição de saldo de endereço de Bitcoin, as carteiras mais ricas, que controlam 31,57% do mercado, são apenas 4.151 em número. Ou seja, apesar da crescente popularidade das criptomoedas, os grandes players ainda são relativamente pequenos em número.

.

  • 28 de Março, 2023