Signature Bank dá prazo para clientes encerrarem contas de criptomoedas

Share

Os clientes do Signature Bank que operam com criptomoedas terão até o dia 5 de abril para encerrar suas contas na instituição. Depois desse prazo, o banco pretende liquidar e encerrar a divisão de criptomoedas.

Conforme noticiou o CriptoFácil, o banco NYCB comprou a maior parte dos ativos do Signature em 20 de março. No entanto, a compra não incluiu a divisão de criptomoedas, que o Signature pretendia vender em separado. Mas agora, o banco optou por encerrar suas operações.

A aquisição do FDIC ocorreu logo após o colapso do Silvergate e do Silicon Valley Bank. Mas ao contrário do SVB, o Signature não enfrentava problemas de liquidez nem risco de falir. Por isso, especula-se que a decisão possivelmente se deveu à investigação em andamento sobre os negócios da banco.

Decisão partiu do banco

No início da semana passada, havia rumores de que o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) impôs essa limitação. Ou seja, o fundo obrigou que a empresa que comprasse o Signature Bank não poderia levar os clientes de criptomoedas.

Só que o FDIC negou essa informação logo depois, e a decisão de encerrar as contas de criptomoedas partiu do próprio Signature. Ao lado do Silvergate, o banco forneceu grande parte da infraestrutura para empresas de criptomoedas.

De acordo com o FDIC, nenhum desinvestimento foi necessário. O órgão notificava os clientes em potencial sobre os riscos de criptomoedas, mas não impediu as operações.

Pouco depois, o NYCB assumiu alguns dos empréstimos da Signature e a maioria de seus depósitos por meio de sua subsidiária Flagstar Bank. De maneira notória, o banco abriu mão de assumir US$ 4 bilhões em depósitos de clientes ligados a criptomoedas.

Esses depósitos permaneceram em liquidação judicial no FDIC, juntamente com a Signet, rede de pagamentos dos bancos Signature desenvolvida para pagamentos em criptomoedas. 

Banco emitiu aviso de encerramento

Na terça-feira (28), o FDIC enviou um aviso aos clientes de criptomoedas que ainda tinham dinheiro no Signature. O aviso diz que eles devem fechar todas as suas contas no banco até 5 de abril.

Caso os clientes não fechem as contas até esta data, o FDIC enviará um cheque para a sede do negócio com o valor devido. Posteriormente, o fundo permitirá que o portador consiga sacar os fundos em outra conta bancária.

“Estamos entrando em contato com os depositantes da Signature cujos depósitos não foram incluídos na oferta do NYCB. A oferta da Flagstar não incluiu cerca de US$ 4 bilhões em depósitos relacionados ao negócio de ativos digitais da Signature. Esses são os depósitos que estamos incentivando os clientes a mover antes de 5 de abril. Se não o fizerem até esse dia, enviaremos cheques pelo correio para o endereço registrado”, disse o comunicado.

.

  • 29 de Março, 2023