Vitalik diz que Ethereum se concentrará na escalabilidade pós-Shapella

Share

vitalik-eth-concerto

Com a atualização “Shapella” na janela de visão traseira, os desenvolvedores da rede Ethereum agora darão prioridade a melhorias significativas para a escalabilidade, disse o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, em uma transmissão ao vivo antes dos forks (atualizações) altamente antecipados.

Os forks Shanghai e Capella do Ethereum, conhecidos como Shapella, foram lançados na quarta-feira (12) na altura do bloco 194.048. A atualização permite que os “stakers” da rede Ethereum retirem os seu Ether (ETH) pela primeira vez. O evento foi a primeira grande atualização da rede desde que o The Merge fez a transição do Ethereum para o consenso Proof of Stake (Prova de Participação ou PoS) em setembro passado.

“A atualização do Shapella fecha o ciclo em algumas coisas que fazem parte da transição PoS. Mas o fork não chegou a tempo para o The Merge. Os saques, obviamente, são de fato importantes”, disse Buterin em uma transmissão ao vivo da Ethereum Foundation. “O próximo foco imediato depois disso… será a escalabilidade.”

Ethereum focará em escalar a rede

Conforme Buterin alertou, sem a escalabilidade aprimorada, um aumento na atividade na blockchain poderia resultar em usuários da rede tendo que desembolsar centenas de dólares em taxas de transação apenas para transacionar na rede, como ocorreu frequentemente durante o ciclo de alta anterior.

“Se não corrigirmos o dimensionamento antes da próxima corrida de touros, as pessoas ficarão presas pagando taxas de transação de US$ 500”, disse Buterin.

Buterin confirmou que o próximo hard fork do Ethereum, com rumores de ocorrer por volta do início de 2024, incluirá a Proposta de Melhoria EIP-4844, também conhecida como proto-danksharding.

Os pesquisadores dizem que o EIP-4844 melhorará de forma drástica a escalabilidade dos rollups da Camada 2. Na prática, haverá a substituição do “calldata” por “blobs” de dados, que ocupam menos espaço em blocos para serem processados ​​pela rede. Buterin descreveu a minimização dos dados da transação como “o principal gargalo” para escalar rollups.

Buterin disse ainda que o proto-danksharding pode oferecer uma melhoria de dez vezes na escalabilidade. Além disso, acrescentou que o desenvolvimento para o EIP-4844 “está avançando rapidamente”. De acordo com Buterin, a atualização abre caminho para o sharding completo.

O fundador do Ethereum também elogiou as equipes da Camada 2 da rede por seu progresso nos últimos 12 meses. Ele destacou o lançamento do zkEVMs da Polygon e do Matter Labs, bem como o crescimento da Arbitrum e da Optimism.

Estabilidade Relativa

Olhando para o futuro, Buterin disse que o Ethereum ainda está passando por suas atualizações mais disruptivas. Além disso, ele prevê que a rede entrará em um período de relativa estabilidade assim que o roteiro de escalabilidade do Ethereum estiver completo.

“Depois que este [próximo] fork for concluído, e depois que o dimensionamento for concluído, nós estaremos em um estágio em que as partes mais difíceis e rápidas da transição do protocolo Ethereum estão essencialmente concluídas”, disse Buterin. “Várias coisas precisarão ser feitas, mas essas coisas podem ser feitas com segurança em um ritmo mais lento.”

Ao falar em uma conferência em Paris em 21 de julho de 2022, Buterin disse que a transição do Ethereum para Proof of Stake daria início a uma fase temporária de mudanças turbulentas.

“Em algum momento, a taxa de mudança do protocolo ETH terá que [desacelerar]”, disse Buterin. “Isso não significa necessariamente que o Ethereum vai estabilizar completamente, mas significa que ele se parece um pouco mais com um sistema que otimiza para segurança e previsibilidade, e menos com um ecossistema que otimiza para impressionar e deslumbrar as pessoas”, disse ele.

*Tradução do artigo “Vitalik Says Ethereum Will Focus On Scalability Post-Shapella” com autorização do The Defiant.

Aviso: O texto desta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

.

  • 16 de Abril, 2023