CFTC conversa com a Binance para ‘encontrar caminho a seguir’ após processo

Share

binance-processada-CFTC

No fim de março, conforme noticiou o CriptoFácil, a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities dos Estados Unidos (CFTC) processou a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao (CZ), por causa dos produtos de derivativos de criptomoedas oferecidos pela exchange. O processo também incluiu supostas violações de segurança e acusações de lavagem de dinheiro por parte da exchange.

Agora, uma representante da agência de regulação dos EUA disse à CNBC que a CFTC está dialogando com a Binance com o intuito de “encontrar um caminho a seguir”.

De acordo com a reportagem publicada nesta terça-feira (25), Kristin N. Johnson, comissária da CFTC, disse que a agência ainda não tomou nenhuma decisão com relação ao caso da exchange. Ou seja, ainda não decidiu se vai levar as acusações ao tribunal.

CFTC está ouvindo a Binance

Conforme destacou Johnson, a CFTC está em “conversas contínuas” com a Binance para descrever o que a agência entende ser uma conduta potencialmente problemática.

“Quero dizer que em geral, no contexto de qualquer litígio, estamos sempre prontos para conversar e normalmente até mesmo antes do litígio”, disse ela. “Nós estamos em conversas contínuas (…) para dar a eles uma oportunidade de explicar essa conduta e nos ajudar a encontrar um caminho a seguir.”

Johnson acrescentou que, no momento, “não há um caminho imediato a seguir” no caso da Binance. No entanto, a expectativa é “haja um”. Ela também opinou sobre a regulamentação das criptomoedas nos EUA. Segundo a comissária, o Congresso deve intervir para introduzir regras específicas para as criptomoedas.

“Acho que teremos que ter muito cuidado para ter uma regulamentação dinâmica que não apenas responda às classes de ativos que vemos no mercado hoje, mas que nos dê a flexibilidade e a capacidade de responder como empreendedores e inovadores, codificadores e os desenvolvedores de protocolos de software continuam a lançar classes de ativos e produtos e mercados financeiros cada vez mais interessantes”, disse ela.

Exchange lamenta o processo da CFTC

Embora a Binance não tenha comentado a fala mais recente da comissária da CFTC, a exchange se pronunciou quando a agência abriu o processo em 27 de março. Na ocasião, um porta-voz da empresa classificou a decisão como “inesperada e decepcionante”.

Num comunicado ao CriptoFácil, a Binance mostrou-se surpresa com a decisão e afirmou que respeita todas as leis dos Estados Unidos.

“A reclamação apresentada pela CFTC é inesperada e decepcionante, pois trabalhamos em colaboração com a CFTC por mais de dois anos. No entanto, pretendemos continuar a colaborar com os reguladores nos EUA e em todo o mundo”, disse o porta-voz.

.

  • 25 de Abril, 2023