Binance anuncia data de início das operações no Japão
A Binance entrou no mercado japonês ao adquirir 100% da exchange de criptomoedas japonesa Sakura Exchange Bitcoin Co. (SEBC). No entanto, a empresa ainda operava de forma independente, o que deve mudar a partir de junho.
De acordo com a Sakura, a plataforma encerrará seus serviços e passará a operar como Binance Japan a partir do mês de junho. O anúncio veio ao mercado nesta sexta-feira (28) e marca a principal mudança desde a aquisição da empresa pela Binance.
O motivo para a mudança aparentemente é uma menor pressão regulatória por parte do governo japonês. Ao contrário dos Estados Unidos, o Japão está buscando facilitar as operações das companhias, o que ofereceu a chance para a Binance poder atuar plenamente no país asiático.
Binance abre suas portas em junho
O processo de entrada da Binance no Japão ocorrerá em duas etapas. Em primeiro lugar, o já mencionado fechamento da Sakura Exchange, que encerrará seus serviços de exchange e corretagem em maio.
O segundo passo é a reabertura da empresa, que receberá o nome de Binance Japan. Em outras palavras, será a mesma empresa com um nome diferente. A Binance Japan deve começar suas operações no final do mês, perto de 23 de junho.
A Binance Japan é uma exchange de criptomoedas registrada sob a Japan Financial Services Agency (JFSA). Portanto, a exchange já conta com aprovação legal para iniciar suas atividades.
De acordo com o anúncio, a Sakura encerrará seus serviços em 31 de maio, suspendendo todos os serviços. Essa suspensão vai durar até a abertura da Binance Japan, cerca de 23 dias depois. Mas apesar da mudança apenas de nome, os usuários da Sakura devem retirar suas criptomoedas antes do dia 31.
Quem não retirar suas criptomoedas até dia 31 receberá o equivalente em ienes japoneses na conta bancária cadastrada na Sakura. A exchange venderá as criptomoedas com base na taxa de conversão de 5 de junho e reembolsará os clientes em seguida.
Além disso, os clientes deverão se inscrever novamente para abertura de conta e revisões, incluindo verificação de identidade (KYC). Isso porque as informações de abertura de conta para Sakura Exchange Bitcoin não são transferidas para a nova Binance Japan.
- Leia também: Bitcoin se mantém nos US$ 29 mil e ICP sob 10%
Japão alivia a pressão sobre as empresas de cripto
O Japão relaxou as regulamentações após esforços contínuos do primeiro-ministro Kishida Fumio para facilitar as regulamentações de criptomoedas e, com isso, fortalecer a economia do Japão.
A Japan Virtual and Crypto Assets Exchange Association (JVCEA) também facilitou a listagem de moedas virtuais e a entrada no mercado para empresas estrangeiras e bolsas de criptomoedas como a Binance.
Nesse sentido, a FTX Japan seguiu em operação após o colapso da FTX, mostrando o forte cenário regulatório no Japão para proteger os seus investidores. A empresa planeja abrir operações em breve, depois de reembolsas seus clientes.