Solana lança plug-in que se conecta ao ChatGPT
A Fundação Solana lançou uma nova funcionalidade na terça-feira (23) que integra a rede com o famoso ChatGPT. De acordo com a Solana, a funcionalidade é uma implementação de referência de código aberto que permite aos usuários interagir com a rede Solana diretamente do ChatGPT.
Para realizar essa integração, o usuário deve baixar o plug-in entre a Solana e o ChatGPT no GitHub. Em seguida, basta instalar o plug-in para conseguir acessar a Solana por meio da interface do ChatGPT.
De acordo com a Fundação Solana, a integração visa tornar mais fácil para os usuários compreenderem os dados dos protocolos. Ao invés de analisar os códigos, será possível compilar tudo em texto e ler com facilidade na interface da inteligência artificial.
Além disso, os usuários poderão utilizar o plug-in para realizar outras operações. Por exemplo, a ferramenta permite comprar NFTs, transferir tokens e inspecionar transações na Solana pela interface do ChatGPT.
O cofundador da Solana e CEO da Solana Labs, Anatoly Yakovenko, disse que a IA tornará a blockchain da Solana mais utilizável e compreensível. Nesse sentido, Yakovenko afirmou que esse modelo é uma tendência para o futuro.
“Todo desenvolvedor que cria aplicativos voltados para o consumidor deve pensar em como seu aplicativo vai interagir um modelo de IA. Esse é um novo paradigma para dizer aos computadores o que fazer”, disse Yakovenko.
Solana vê aumento na atividade
A Solana registrou um forte aumento na atividade este mês, atingindo uma média de 323 mil novos endereços na semana passada. Este é o maior aumento registrado desde junho de 2022, poucos meses antes da rede sofrer com o colapso da FTX.
O motivo desse aumento é financeiro, já que taxas mais altas no Ethereum e no Bitcoin levaram alguns usuários a explorar alternativas. A Solana, por sua vez, já conta com estruturas para NFTs e finanças descentralizadas (DeFi).
De fato, a Solana registrou mais endereços em maio, até o fechamento desta matéria, do que em cada um dos últimos seis meses, mostram os dados. Isso se refletiu no preço do token SOL, que teve fortes quedas no ano passado em meio ao colapso da exchange de criptomoedas FTX. Mas o token encenou uma recuperação em 2023, subindo 101% no acumulado do ano.
A Fundação Solana, por sua vez, disse que aumentou o valor disponível em um programa de subsídios estratégicos com foco em IA de US$ 1 milhão para US$ 10 milhões. A fundação já recebeu 50 candidaturas e continua a aceitá-las para novos projetos.
“Também demos início a um programa acelerador de três meses para estudantes universitários que tem um grupo completo dedicado a experimentar blockchain e IA”, afirmou a Fundação em nota.