Quase 90% dos player institucionais veem futuro promissor para criptomoedas, revela pesquisa

Share

criptomoedas

Os players institucionais estão otimistas com os preços das criptomoedas. De acordo com um estudo recente da Binance Research e da Binance VIP & Institutional, 88% dos usuários VIP e Institucionais da Binance expressaram um sentimento positivo em relação aos criptoativos para a próxima década.

Além disso, a pesquisa Perspectivas Institucionais Cripto mostrou que 63,5% dessas classes de usuários têm uma perspectiva positiva sobre as criptomoedas nos próximos 12 meses. O levantamento da Binance reúne dados gerados por mais de 200 investidores institucionais globais.

Otimismo com as criptomoedas

O levantamento da Binance com clientes institucionais também questionou sobre quais fatores poderiam impulsionar a adoção das criptomoedas. Os entrevistados citaram casos de uso práticos (26,9%) e melhorias na clareza regulatória (25,3%) como principais fatores. Enquanto isso, apenas 3,4% responderam preços mais altos.

Conforme destacou a Binance, isso pode indicar que a participação institucional está adotando um horizonte de longo-prazo. Portanto, estão sendo menos reativos em relação a ciclos de mercado de curto prazo.

“A adoção cripto seguiu um caminho inverso ao de outras classes de ativos, começando pelo varejo e crescendo para os investidores institucionais. Instituições perceberam que ao adotarem cripto elas ganham vantagem competitiva e atraem novos clientes, principalmente os mais jovens”, explicou Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil.

A pesquisa global envolveu 208 usuários VIP e Institucionais da Binance, foi realizada entre 31 de março e 15 de maio de 2023. O estudo explorou os dados demográficos dos entrevistados, bem como suas atitudes, preferências, adoção e motivações em relação a investimentos em criptomoedas.

Alocação institucional

Com relação à alocação de recursos em criptomoedas, a pesquisa mostrou que a maioria dos investidores (47,1%) manteve sua alocação em criptomoedas no último, apesar os eventos de crise que marcaram o mercado, como o colapso da FTX, por exemplo.

Outros 35,6% disseram ter aumentado sua alocação e 17,3% disseram ter reduzido a participação em criptomoedas.

Para o futuro, 50% disseram que pretendem aumentar sua alocação nos próximos 12 meses. Outros 45,7% responderam que pretendem manter o investimento atual e 4,3% dos investidores indicaram que esperam reduzir sua exposição às criptomoedas.

Motivação para investir

Quando questionados sobre as principais motivações para investir em criptomoedas, 42,8% dos investidores indicaram que o potencial de grandes retornos financeiros é o argumento mais convincente. Em seguida, 37,5% dos investidores acreditam em obter exposição de longo prazo a uma tecnologia emergente como a motivação principal.

Por fim, a pesquisa mostrou que as exchanges centralizadas continuam sendo os meios mais populares para negociações institucionais (90,5%) e atividades de custódia (58,2%). Como razões por trás da escolha dessas plataformas, os clientes mencionaram liquidez (28,0%), segurança (26,0%) e reputação (22,5%).

“As instituições geralmente adotam um horizonte de longo prazo quando entram em um novo mercado, e nossa pesquisa indica que o mesmo ocorre para os criptoativos”, disse Catherine Chen, Chefe da Binance VIP e Institucional. “Essas informações estão alinhadas com a taxa saudável de crescimento de contas institucionais na Binance, que aumentou 89% desde o auge do mercado de alta no quarto trimestre de 2021.”

.

  • 2 de Julho, 2023