Rússia diz que moeda digital do BRICS é improvável mas desdolarização cresce globalmente

Share

Rússia e Japão testarão sua moeda digital em abril

A Rússia afirmou que a criação de uma moeda digital comum do BRICS é pouco provável em um futuro próximo, embora o processo de desdolarização da economia global esteja inexoravelmente em curso.

Dmitry Peskov, secretário de imprensa russo, acrescentou que muitos países, incluindo aqueles que não enfrentam sanções, estão se voltando para o uso de moedas nacionais em acordos comerciais.

O assunto vem à tona às vésperas da cúpula de líderes do BRICS, gerando discussões sobre a desdolarização e a viabilidade de uma moeda comum do BRICS, bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A cúpula acontecerá de 22 a 24 de agosto em Joanesburgo.

Peskov afirmou aos repórteres na quinta-feira que os especialistas estão discutindo a possibilidade e a viabilidade de introduzir uma moeda comum, conforme noticiou a agência de notícias estatal russa Ria Novosti.

“Este é ainda um processo de discussão, é claro que será estendido ao longo do tempo. No futuro próximo, é improvável que isso seja viável, mas o uso de moedas nacionais já é uma realidade que está crescendo em escala global, e esta prática não é utilizada apenas por países que enfrentam sanções, mas também por aqueles que não as enfrentam.”, disse o oficial russo.

Na semana passada, o vice-primeiro-ministro da Rússia afirmou que o tema de uma moeda comum do BRICS poderia ser discutido na próxima cúpula do bloco econômico.

No entanto, o diplomata sul-africano encarregado das relações do BRICS, Anil Sooklal, insistiu: “Nunca se falou de uma moeda do BRICS, não está na agenda.

“O processo de desdolarização da economia global está inexoravelmente em andamento. Muitos países estão se voltando para a trajetória de uso de moedas nacionais”, enfatizou o oficial russo.

Rússia e fim do dólar

Recentemente, surgiram rumores de que o bloco econômico do BRICS estaria planejando lançar uma moeda lastreada em ouro.

Muitos acreditam que uma moeda comum do BRICS poderia corroer o status do dólar dos EUA como moeda dominante mundial.

No entanto, existem obstáculos a serem superados. Por exemplo, o governador do banco central da Rússia alertou que a criação de uma moeda do BRICS exigiria o consentimento de várias partes.

Mais de 40 nações manifestaram o desejo de fazer parte da aliança do BRICS, com 22 países já apresentando pedidos formais.

Além disso, Sooklal revelou que a África do Sul estendeu convites a 69 líderes para a cúpula, abrangendo todos os chefes de estado africanos e líderes-chave de importantes organizações do Sul Global. No entanto, afirmou que nenhum país ocidental foi convidado.

.

  • 4 de Agosto, 2023