SEC revela possíveis conflitos de interesse em suas decisões sobre criptomoedas

Share

SEC

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) revelou possíveis conflitos de interesse em suas decisões sobre criptomoedas, citando Ethereum (ETH) e William Hinman, figuras proeminentes no setor, em um documento de 324 páginas.

A questão gira em torno das ofertas de valores mobiliários, um conflito duradouro entre a SEC e a indústria de criptomoedas.

Empower Oversight, uma organização de vigilância jurídica fundada em 2021 por Jason Foster, ex-assessor do Senado dos EUA, solicitou à SEC que liberasse documentos mostrando possíveis conflitos de interesse em suas decisões de fiscalização de criptomoedas.

Essa solicitação, que remonta a cerca de três meses atrás e tem origens em 2021, buscava informações sobre a tomada de decisões em questões de criptomoedas na SEC.

Especificamente, Empower Oversight solicitou “todas as comunicações entre altos funcionários da SEC e seus antigos e futuros empregadores e entidades relacionadas a respeito de criptomoedas”.

Os documentos revelam o papel desempenhado por Joseph Lubin e sua empresa, Consensys, em influenciar William Hinman, que na época (2018) era Diretor de Finanças Corporativas da SEC.

Aparentemente, Lubin e sua empresa influenciaram o pensamento e os objetivos de Hinman e também participaram na organização da reunião entre Hinman e o criador do Ethereum, Vitalik Buterin.

SEC e criptomoedas

Os documentos também indicam uma reunião entre Hinman e Chris Lin antes da divisão de Hinman em sua oferta pública inicial (IPO). Importante notar que Lin é sócio da Simpson Thacher e representante de um cliente de mineração de criptomoedas chamado Canaan, o que evidencia outro conflito de interesse.

“Hinman estava recebendo milhões de dólares em pagamentos da Simpson Thacher enquanto trabalhava com a SEC”, declara o documento

Essas citações comprometem os protocolos de conflito de interesse, que o Escritório de Ética da SEC dos EUA frequentemente advertia Hinman.

Ainda existem debates, especialmente entre reguladores, sobre se o Ethereum (ETH) é ou não um valor mobiliário, com a recente atualização Shanghai/Capella (Shapella) exacerbando a discussão.

Deste modo as recentes revelações podem influenciar nas decisões da SEC sobre o setor e aumentar a fiscalização sobre as criptomoedas já que os dados revelados mostram que a indústria cripto fez lobby diretamente na SEC mudando possivelmente a decisão do regulador.

.

  • 9 de Agosto, 2023