Startup de NFTs encerra atividades após dois anos
Com a queda dos preços no mercado de criptomoedas, diversas empresas faliram ou declararam falência desde o ano passado. Nesta semana, a Glass, uma startup apoiada por capital de risco que buscava monetizar vídeos NFT, decidiu encerrar as suas atividades.
Na sexta-feira (8), os cofundadores da Glass Sam Sends e Varun Iyer postaram no X que “encerrarão o desenvolvimento ativo” do protocolo da empresa. De acordo com a dupla, a demanda por NFTs de vídeo digital não se mostrou grande o bastante para manter as atividades da empresa. Dessa forma, eles optaram por encerrar as atividades.
“O mercado de vídeo NFTs não pode mais sustentar o desenvolvimento do Glass”, disse Iyer. Já Sends adotou um tom semelhante. “Infelizmente, chegamos à conclusão de que não há demanda sustentável por vídeo de NFTs”.
Dois anos e meio depois
Criada em meados de 2020, a Glass se manteve por dois anos e meio antes de finalmente sucumbir. A empresa é a última vítima de uma desaceleração sustentada que atingiu o mercado de NFTs de maneira particularmente forte. Os tokens alcançaram uma grande popularidade em 2021, com grandes volumes e recorde de preços.
Só que a situação mudou a partir de 2022. Os volumes de negociação caíram gravemente para todas as formas de itens colecionáveis na rede, inclusive para as grandes coleções como os Bored Apes. Mas os projetos menores sofreram ainda mais, e nesse contexto, a Glass nunca conseguiu popularizar seu modelo.
A ideia da Glass era dar aos criadores de conteúdo online uma plataforma para criar e vender seus vídeos diretamente aos fãs, onde pudessem ganhar mais dinheiro do que em plataformas como o YouTube. Seus fundadores perceberam que o blockchain trazia mais transparência a esse processo, e também permanência, ao armazenar os vídeos de forma descentralizada.
“Queremos realmente encontrar uma maneira de ajudar todos a lucrar. É uma nova maneira de expressar, possuir e compartilhar o que é importante para você”, disse Sends em 2021. Mas o público não comprou a ideia e a empresa não conseguiu monetizar seu modelo de negócio.
- Leia também: Investidor perde 15.000 ETH em ataque de phishing
NFTs continuarão
Embora a Glass vá encerrar suas atividades, os NFTs criados através da empresa continuarão a existir juntamente com o site e o protocolo, disseram os fundadores. Mas eles não continuarão trabalhando no protocolo, o que inviabilizará o crescimento e a inclusão de novos vídeos do tipo.
A Glass levantou US$ 5 milhões em setembro de 2022 de investidores, incluindo TCG Crypto e 1kx. Não está claro se o protocolo esgotou ou ainda resta algum dinheiro. Portanto, não se sabe se a empresa vai reembolsar os investidores. Sends e Iyer não fizeram mais comentários sobre a decisão.