Analista diz que Ethereum pode ser superado por NEAR, EGDL, TON, SOL ou TEZOS
Um analista apontou que reinado do Ethereum como principal plataforma de contratos inteligentes pode ser ameaçado por outros projetos que estão desenvolvendo soluções mais rápidas e melhores que o ETH.
A maior rede de blockchain L1 programável pode estar perdendo oportunidades cruciais de escalabilidade e, gradualmente, usuários e dApps podem migrar para blockchains mais flexíveis e escaláveis, incluindo as que utilizam sharding, conforme alertou o analista veterano Justin Bons.
Em uma análise recente, Bons apontou para Solana (SOL), Tezos (XTZ), The Open Network (TON), NEAR Protocol (NEAR) e MultiversX (EGLD) como concorrentes capazes de escalar o Ethereum (ETH) de forma eficaz.
Segundo Bons, o Ethereum (ETH) está “deixando escapar oportunidades” ao não atender à demanda por blockchains de Layer-1. Como resultado, é provável que o uso migre inevitavelmente para concorrentes que podem escalar para atender às necessidades dos usuários.
Os concorrentes de L1 podem adotar diferentes práticas de escalabilidade, incluindo a paralelização da Solana (SOL) ou os rollups aprimorados do Tezos (XTZ).
Além disso, blockchains totalmente fragmentadas, como o The Open Network (TON), NEAR Protocol (NEAR) e MultiversX (EGLD), podem representar uma concorrência significativa para o Ethereum (ETH).
Ethereum pode perder o posto
Segundo ele, o sharding é uma prática de escalabilidade que permite dividir a blockchain entre uma série de sub-blockchains interconectadas (shards).
Embora o sharding seja um objetivo final para o Ethereum (ETH), baseado em prova de participação, ainda não está claro quando (ou se) ele será implementado. O NEAR Protocol (NEAR) é reconhecido como a primeira blockchain totalmente fragmentada do mainstream. Além disso, o Zilliqa (ZIL) é um dos líderes dessa inovação.
Além do Ethereum (ETH), Bons é um crítico contundente do design atual do Bitcoin (BTC), que, segundo ele, parece centralizado. Ele também adverte que o orçamento de segurança da maior blockchain está com os dias contados.
Enquanto isso, a Polygon (MATIC), uma das maiores blockchains compatíveis com Ethereum, atingiu um marco importante em seu caminho para a fase Polygon 2.0. Nesta fase, os mecanismos de stake e segurança na blockchain serão reavaliados. Os stakers poderão proteger a integridade de várias cadeias dentro da Polygon (MATIC).