SEC adia vários ETFs de Ethereum para maio de 2024
Vai ficar para 2024. Assim como os vários pedidos de ETFs de Bitcoin à vista, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou para o ano que vem solicitações de lançamento de ETFs de Ethereum (ETH).
O regulador só vai decidir sobre a aprovação ou não dos ETF de ETH da gestora brasileira Hashdex (ETF Hashdex Nasdaq Ethereum) e da Grayscale (ETF Grayscale Ethereum Futures) em maio do ano que vem.
O ETF da Hashdex visa manter de Ether à vista e futuros. Enquanto isso, o ETF da Grayscale investe apenas no preço à vista da segunda maior criptomoeda do mercado.
- Leia também: Binance fecha acordo de US$ 1,35 bilhão com CFTC
ETF de Ethereum em pauta
Conforme destacou o analista de ETF da Bloomberg, James Seyffart, os documentos da SEC apontam que a agência de regulação dos EUA está instaurando procedimentos que envolvem a coleta de mais informações públicas sobre se os ETFs deveriam ou não ser listados.
Vale ressaltar que o regulador também adiou sua decisão sobre o ETF de Ethereum à vista da VanEck e o ETF de Ethereum à vista da ARK Invest em parceria com a 21Shares da apoiadora do Bitcoin Cathie Wood.
De acordo Seyffart, os adiamentos da SEC são normais e estão dentro do esperado. Segundo ele, a data final para o regulador decidir sobre os ETFs chegará no final de maio de 2024.
Apesar de a SEC ter aprovado ETFs de futuros de Ethereum no passado, o regulador ainda não aprovou um produto à vista ou misto. Da mesma forma, não o fez com ETFs de Bitcoin – só tendo aprovado produtos de futuros.
A SEC tem sobre a mesa 13 pedidos de ETFs de Bitcoin à vista, incluindo o da maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock, que na segunda-feira promoveu mudanças em seu ETF que já tem um ticker: IBIT.
De acordo com Seyffart e Eric Balchunas, outro analista de ETFs da Bloomberg, a SEC pode decidir sobre esses pedidos já no dia 10 de janeiro de 2024. Ambos os analistas estimaram as chances de aprovação do ETF Bitcoin à vista em 90%.
Os preços das criptomoedas foram impulsionados pelo otimismo que acompanha o caso envolvendo a possível aprovação de ETFs. Em todo o ano de 2023, o preço do Bitcoin valorizou mais de 150% e as demais criptomoedas acompanharam o movimento. O Ethereum, por exemplo, acumula uma valorização anual de 85%.