Investidores fazem maior retirada de Bitcoin de exchanges em 12 meses
A atividade na blockchain continua a apoiar o cenário de alta do Bitcoin (BTC), sobretudo em uma métrica: a quantidade de BTC em exchanges. Conforme mostra o histórico, sempre que há menos Bitcoin nas plataformas, o cenário é favorável a uma alta de preços. E é justamente o que está acontecendo agora.
Nesta semana, os investidores de Bitcoin fizeram a maior retirada de BTC das exchanges em um único dia nos últimos 12 meses. O fato aconteceu na quarta-feira (27), quando pouco mais de 28.000 BTC deixaram essas plataformas. Ou seja, um total de quase US$ 1,19 bilhão, com base na cotação atual.
Esta foi a maior saída em um único dia em termos de BTC desde 14 de dezembro de 2022, de acordo com dados rastreados pela empresa de análise de blockchain Glassnode.
Entradas e saídas de Bitcoin
As saídas líquidas de Bitcoin das exchanges são frequentemente consideradas como representando a intenção dos investidores de assumir a custódia direta de suas criptomoedas. Em outras palavras, mostra a preferência por uma estratégia de investimento de longo prazo.
Quando os investidores sacam BTC, significa que não estão dispostos a vender pelo preço que o mercado está pagando atualmente. Mas a retirada desses BTC do mercado também deixa menos disponível para quem quer comprar. Portanto, os compradores terão que pagar mais caro para ter Bitcoin, o que beneficia o preço da criptomoeda.
A Coinbase, listada na Nasdaq e apontada como a custodiante de nove dos 12 pedidos de ETFs de BTC propostos nos EUA, registrou uma saída de mais de 18.000 BTC na quarta-feira, de acordo com a empresa de análise CryptoQuant. E a exchange é conhecida por lidar com a custódia de muitos Bitcoins oriundos de investidores institucionais.
Isso fez com que a comunidade criptográfica na plataforma de mídia social X especulasse sobre a atividade institucional antes do esperado lançamento do ETF no início de janeiro.