Bitcoin pode cair para US$ 32.000 mesmo com aprovação de ETF, diz CryptoQuant
A partir dessa semana, o mercado entrará num grande momento de expectativa com a aprovação do ETH à vista de Bitcoin (BTC) nos Estados Unidos. Contudo, uma análise da CryptoQuant sugere que o preço da criptomoeda pode corrigir, e não subir. De fato, a empresa de análise prevê que o Bitcoin vai cair até 26%, atingindo US$ 32.000 em janeiro.
No que está sendo descrito como um potencial evento de “venda de notícias”, a CryptoQuant disse que os lucros não realizados do trader estão atualmente em um nível que historicamente precede uma correção. Além disso, a empresa diz que o mercado já precificou a maior parte da aprovação do ETF.
Portanto, no momento em que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, der o aval, a notícia terá o efeito oposto do esperado, pelo menos no curto prazo.
Compre no boato, venda no fato
O bordão “compre no boato, venda no fato” é um termo bem conhecido nos mercados de capitais. De acordo com o jargão, essa frase descreve a tendência dos preços dos ativos subirem durante momentos de especulação sobre notícias. Mas quando as notícias de fato acontecem (ou não), os preços caem, ao menos no curto prazo.
Isso ocorre porque os traders astutos capitalizam as negociações longas e superlotadas, prendendo aqueles com alavancagem. Por outro lado, isso os força a fechar as posições ou serem liquidados à medida que o preço vai contra eles. E tal efeito gera uma reação em cadeia que intensifica correções.
Atualmente, o mercado vê a aprovação de um ETF de Bitcoin como um evento de alta, pois abrirá fluxos de entrada de Bitcoin por parte das instituições, criando assim uma pressão de compra consistente. E desde que a BlackRock solicitou a abertura do seu ETF, os traders já começaram a apostar no “boato”.
“Os detentores de Bitcoin de curto prazo estão experimentando altas margens de lucro não realizadas de 30%, o que historicamente precedeu as correções de preços (círculos vermelhos)”, escreveu a CryptoQuant na nota. “Além disso, os detentores de curto prazo ainda estão gastando Bitcoin com lucro, enquanto as altas geralmente ocorrem após a realização de perdas de curto prazo.”
A Capriole Investments disse que a “gestão conservadora de portfólio” faz sentido antes da possível aprovação de um ETF à vista.
“O Bitcoin subindo mais de 60% desde que a mania dos ETFs começou há alguns meses, e o mercado e a comunidade esperando uma aprovação por volta de 10 de janeiro. Dessa forma, devemos começar a antecipar eventos de volatilidade muito maiores (para cima/para baixo) nesta região. O risco hoje é substancialmente maior para posições longas de Bitcoin do que era há apenas algumas semanas”, escreveu a gestora Capriole Investments.