Binance lança marketplace para tokens inscriptions
A exchange de criptomoedas Binance anunciou nesta quinta-feira (1º) o lançamento de um mercado para negociação de tokens inscriptions. De acordo com o anúncio, o “Binance Inscriptions Marketplace” permitirá que os usuários comprem, vendam e criem tokens de inscriptions.
Em um comunicado divulgado à imprensa, a Binance afirmou que a nova plataforma está hospedada dentro de uma carteira de criptomoedas de auto custódia em seu aplicativo – permitindo que os usuários negociem ou inscrevam tokens BRC-20, tokens EVM e outros tokens de inscriptions.
“Nossa plataforma não apenas suporta a negociação de inscriptions, mas também facilita a criação de tokens BRC-20 e EVM, reduzindo assim os custos de transação”, disse um porta-voz da Binance.
Exchange lança ‘Binance Inscriptions Marketplace’
O porta-voz da Binance acrescentou que o token BRC-20 ORDI atingiu um valor de mercado de US$ 1 bilhão recentemente. Além disso, mais de 200 milhões de tokens inscriptions estão hospedados em várias blockchains.
“Acreditamos que nossa chegada a esse espaço é oportuna e não tardia, marcando o momento adequado para que os usuários da Binance explorem e se beneficiem desse universo em evolução”, acrescentou.
A Binance observou ainda que seu novo produto adota a API da UniSat, um mercado de ordinais e inscriptions. Essa abordagem permite que seus usuários acessem a liquidez da UniSat e as ofertas de mais de 60.000 tokens BRC-20, de acordo com o comunicado.
O novo mercado de inscriptions lançado pela Binance segue a iniciativa da OKX no início desta semana de permitir os padrões de inscriptions Doginals, Atomicals, Stamps e Runes.
Inscriptions divide comunidade
Os tokens inscriptions surgiram como um método de codificação para a criação de ativos semelhantes a NFT na blockchain do Bitcoin, apesar da falta de funcionalidade de contrato inteligente da rede em janeiro. Os tokens de inscrição fungíveis seguiram em março de 2023 com o lançamento do padrão de token BRC-20.
Os ordinais surgiram como um fenômeno que causa divisão na comunidade web3. Isso porque os proponentes argumentam que os inscriptions oferecem um mecanismo de emissão igualitário para novos tokens e uma maneira teoricamente mais barata de criar NFTs em cadeias EVM.
No entanto, os críticos ressaltam a falta de utilidade do setor para além da especulação. Eles caracterizam os tokens de inscriptions como um desperdício de espaço de bloco e uma fonte de congestionamento.