Telefonica faz parceria com Chainlink para prevenção de fraudes
A Telefonica, gigante das telecomunicações com presença na Europa e América Latina, anunciou uma parceria estratégica com a Chainlink Labs, fornecedora de soluções web3. De acordo com o anúncio, o objetivo da parceria é integrar capacidades de telecomunicações do “mundo real” em redes blockchain, visando aprimorar a segurança das transações e contratos inteligentes.
A primeira iniciativa dessa colaboração envolverá a integração da API de troca de SIM, desenvolvida pela Associação GSM de Sistema Global para Comunicações Móveis Open Gateway.
Essa API é fundamental para a prevenção de fraudes em contas individuais e bancárias. Na prática, a solução verifica a última vez que um cartão SIM associado a um número de celular foi modificado.
O “SIM Swap” é uma forma de ferramenta de hacking baseada no roubo de identidade e na falsa representação de um titular de conta financeira. Golpes do tipo ocorrem com relativa frequência na indústria de criptomoedas.
Um dos casos recentes de maior destaque foi um roubo de US$ 400 milhões da FTX de Sam Bankman-Fried. Isso ocorreu quando a exchange estava em colapso em 2022.
“Esta colaboração marca um passo significativo na integração dos recursos de telecomunicações na indústria de blockchain. Além disso, demonstra a necessidade de redes oráculos seguras para fornecer dados do mundo real on-chain”, disse o comunicado.
Parceria entre Chainlink e Telefonica
Ao utilizar as Funções Chainlink, uma plataforma para recuperar dados de APIs do mundo real, a API de troca de SIM permitirá que os desenvolvedores verifiquem informações de várias fontes.
Conforme destacou o anúncio da parceria, a integração da plataforma Chainlink e da API SIM SWAP oferecerá “uma camada extra de segurança” às transações blockchain, permitindo que contratos inteligentes façam solicitações de informações à API.
A Telefonica explicou ainda que essa camada extra de segurança ajudará a garantir que não houve alterações não autorizadas no cartão SIM.
“Trazer APIs OpenGateway da Telefonica on-chain com Chainlink Functions desbloqueia novos casos de uso e maior segurança para nossa indústria que, em última análise, protege melhor os usuários e seus ativos”, disse o diretor de negócios da Chainlink Labs, Johann Eid.