MetaMask integra alerta de segurança para transações suspeitas
O aplicativo de carteira cripto MetaMask habilitou, por padrão, a integração de alertas de segurança – alimentados pela empresa de segurança Blockaid – para seus usuários de extensão e aplicativo móvel em várias redes.
O lançamento de hoje, após uma fase beta, tem como objetivo garantir que os usuários da carteira auto-custodial recebam automaticamente alertas sobre transações potencialmente maliciosas.
Esses alertas de segurança foram integrados por padrão na Ethereum (via extensão) em janeiro de 2024. Agora, estão disponíveis para dispositivos móveis e extensão nas seguintes redes: Linea, BNB Chain, Polygon, Arbitrum, Optimism e Avalanche.
MetaMask aumenta segurança
A iniciativa reflete produtos existentes de segurança e simulação de transações dentro de carteiras como Rabby ou extensões de navegador como Wallet Guard, Metadock da Blocksec, Scam Sniffer, Aegis da PeckShield, e outros.
Em 2024, a MetaMask estima que os alertas de segurança irão impedir o roubo de centenas de milhões de dólares.
“Este é um passo crucial para garantir que o MetaMask permaneça na vanguarda das carteiras cripto seguras e auto-custodiais, tanto para novos quanto para usuários experientes”, disse o cofundador do MetaMask, Dan Finlay.
De acordo com a empresa, a segurança nas criptomoedas continua sendo uma barreira chave para uma adoção mais ampla. Globalmente, hackers roubaram US$ 1,7 bilhão de usuários de cripto em 2023. O MetaMask quer aproveitar os alertas da Blockaid para enfrentar ameaças de segurança.
Fundada em 2022, a Blockaid oferece um conjunto de ferramentas que simulam transações antes da execução – protegendo carteiras integradas e dApps como MetaMask, OpenSea, Zerion e Rainbow de incidentes de phishing e hacks. No ano passado, a empresa arrecadou US$ 33 milhões de Ribbit, Variant, Sequoia e outros.
Enquanto isso, a MetaMask continua sendo o aplicativo de carteira cripto mais amplamente utilizada. Seus usuários ativos mensais cresceram mais de 50% entre setembro de 2023 e janeiro de 2024. O número subiu de 19 milhões há quatro meses para mais de 30 milhões, de acordo com dados fornecidos pela empresa.
Esse crescimento quase corresponde aos números máximos vistos durante o mercado em alta em 2022.