SEC adia decisão sobre ETF de Ethereum à vista

Share

ETF-ethereum

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) vai adiar a tomada de decisões em relação a dois ETFs de Ethereum propostos pelas gestoras Grayscale e pela Franklin Templeton.

A agência estendeu seu prazo até 11 de junho de 2024, quando decidirá se aprova, ou não, o ETF Franklin Ethereum. Essa decisão foi anunciada pela SEC em um documento publicado nesta terça-feira (23).

“A Comissão considera apropriado designar um período mais longo para tomar medidas sobre a mudança de regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas”, disse a SEC.

A Franklin Templeton submeteu sua declaração de registro S-1 para o ETF Franklin Ethereum em fevereiro de 2024. A ideia da gestora é lançar um fundo que reflita o preço do Ether. Como custodiantes, a empresa incluiu a Coinbase Custody Trust Company e o Bank of New York Mellon no documento.

“As Ações têm como objetivo oferecer um meio conveniente de fazer um investimento semelhante a um investimento em ETH em relação à aquisição, manutenção e negociação de Ether diretamente em uma base peer-to-peer ou outra base ou por meio de uma plataforma de ativos digitais”, dizia o documento. “As Ações foram concebidas para remover obstáculos associados às complexidades e encargos operacionais envolvidos num investimento direto em ETH, proporcionando um investimento com um valor que reflete o preço do Ether detido pelo Fundo nesse momento, menos as despesas do Fundo. ”

Gestoras focam em ETF de Ethereum

Paralelamente, a SEC também adiou uma proposta semelhante para o Grayscale Ethereum Trust. A Grayscale apresentou um Formulário 19b-4 junto com a NYSE Arca em outubro para converter o fundo Grayscale Ethereum em um ETF de Ether à vista. Essa movimentação da Grayscale segue sua bem-sucedida conversão do fundo Bitcoin em um ETF de Bitcoin à vista, após aprovação da SEC em janeiro.

O próximo prazo estabelecido pela SEC para decidir sobre o ETF spot de Ethereum da Grayscale é até 23 de junho de 2024. A SEC também tem pendente decisões sobre outros ETFs de Ethereum, incluindo propostas da VanEck e da BlackRock.

Além disso, outras empresas, como Fidelity e BlackRock, também manifestaram interesse em ETFs de Ethereum à vista nos últimos meses. No entanto, o otimismo em relação à aprovação desses produtos tem diminuído gradualmente. Por exemplo, o analista de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, reduziu suas estimativas de aprovação de um ETF de Ethereum à vista até maio, de cerca de 70% para 25%.

Desde a aprovação em janeiro, os ETFs de Bitcoin à vista dos EUA acumularam um fluxo líquido total de US$ 12,38 bilhões.

.

  • 23 de Abril, 2024