SEC adia decisão sobre ETF de Ethereum da Invesco
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou a decisão de mais uma proposta de ETF à vista de Ethereum (ETH). Dessa vez foi a proposta da Invesco Galaxy, uma das nove que estão sob análise da agência.
Com o adiamento, a SEC tem até o dia 5 de julho para tomar sua decisão final sobre o pedido da Invesco. Esta foi a terceira proposta que a SEC postergou a decisão em duas semanas. Conforme noticiou o CriptoFácil, a agência adiou sua decisão sobre os pedidos da Franklin Templeton e Grayscale.
Decisão ficou para julho
A SEC anunciou o adiamento em um documento publicado na segunda-feira (6), afirmando que seriam necessários mais 60 dias para decidir se aprova ou rejeita o pedido da Invesco. Normalmente, o prazo solicitado de adiamento é de 45 dias.
No caso da Invesco, esta é a terceira vez que a SEC adia sua decisão. A agência postergou a resposta em dezembro de 2023 e fez uma segunda prorrogação em fevereiro de 2024.
A gestora apresentou seu pedido de ETF de Ethereum à SEC em 20 de outubro de 2023, antes mesmo da aprovação dos ETFs de Bitcoin (BTC).
De acordo com o regulamento da SEC, o prazo total para adiamentos pode chegar a 240 dias a partir da publicação, ou cerca de seis meses. Normalmente, a SEC faz adiamentos de 45 dias, mas o pedido da Invesco recebeu um prazo final de dois meses.
No entanto, apesar do prazo final estar marcado para 5 de julho, a SEC pode tomar sua decisão antes. Nesse caso, a agência pode aprovar o pedido ou rejeitá-lo.
“A Comissão considera que é apropriado designar um período mais longo para emitir uma ordem aprovando ou desaprovando a mudança de regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas”, disse a SEC no documento.
- Leia também: Tesla inclui Dogecoin como método de pagamento
Histórico de adiamentos
A aprovação de ETFs, sobretudo os de criptomoedas, não costuma vir sem atrasos. No passado, a SEC também postergou a decisão sobre os pedidos de ETFs de Ethereum da BlackRock, Fidelity, VanEck e Grayscale.
Nesse sentido, a VanEck sofreu o primeiro adiamento e, portanto, terá a primeira nova resposta. A SEC deve fornecer sua resposta final para a gestora até 23 de maio de 2024. Só que o mercado não está otimista com a aprovação do ETF de Ethereum.
Segundo Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, as chances de a SEC aprovar tal produto em maio são de 25%. Essas chances chegaram a 40%, mas foram caindo à medida que a SEC passou a classificar o ETH como valor mobiliário, o que pode atrasar a decisão sobre o ETF.