BNDES anuncia piloto da Rede Blockchain Brasil para agosto

Share

TCU discute uso de blockchain na Caixa Econômica, BNDES, Banco do Brasil e outros órgãos públicos

Durante o Ethereum Rio que acontece esta semana, Gladstone Arantes, especialista em blockchain do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), compartilhou uma atualização importante para entusiastas de criptomoedas: o lançamento piloto da Rede Blockchain Brasil está previsto para agosto. O projeto, liderado pelo BNDES, promete revolucionar a forma como lidamos com transações digitais e registros públicos no Brasil.

O anúncio foi feito na terça-feira (14), em uma atmosfera de otimismo. Durante a palestra na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília, Arantes destacou que, embora o BNDES esteja liderando o projeto, a construção das aplicações será realizada por terceiros. Ainda de acordo com Arantes, o projeto utilizara a infraestrutura fornecida pela Rede Blockchain Brasil.

“Espero que até agosto, além da infraestrutura, a gente já esteja rodando com algumas aplicações. Mas é bom observar: quem vai construir as aplicações não é o BNDES. A Rede é uma infraestrutura que estará ali, para que em cima dela os interessados façam as aplicações”, explicou Arantes.

Projeto-piloto já tem planos de uso

Entre os casos de uso em desenvolvimento, destacam-se iniciativas como o diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e um projeto de cadeia de custódia de provas. Este último, por exemplo, pode rastrear a origem e eventuais adulterações de produtos, como o óleo encontrado em praias.

Por enquanto, a Rede Blockchain Brasil conta com uma série de instituições como membros validadores. Entre elas estão o BNDES, o TCU, a Dataprev, o Prodemge, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Maranhão, o município de Araguaína (TO), a PUC do Rio de Janeiro, o CPQD e a própria RNP.

A infraestrutura da rede é suportada pela Hyperledger Besu. A plataforma é compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM), e está acessível apenas para membros com autorização prévia. Arantes expressou a esperança de que, no futuro, os governos adotem também blockchains públicas, mas reconheceu o valor do aprendizado proporcionado pela blockchain permissionada.

Com o lançamento da Rede Blockchain Brasil, o país está prestes a ingressar em uma nova era de transparência, segurança e eficiência nas transações digitais. Além disso, é certo que este avanço marcará um ponto de virada na jornada de transformação digital do Brasil.

.

  • 16 de Maio, 2024