Ciclo de alta do Bitcoin deve durar pouco, diz analista

Share

Ciclos de halving do Bitcoin garantem alta até outubro, apontam dados

O recente aumento no mercado de criptomoedas, impulsionado por altas notáveis no Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), trouxe otimismo entre os investidores. Eventos significativos, como a aprovação dos ETF de Bitcoin e o halving moldaram o cenário, fazendo os investidores voltarem a se animar.

Enquanto isso, o fundador da CryptoQuant, Ki Young Ju, compartilhou recentemente insights baseados em dados da rede que apontam a provável duração do ciclo de alta. E de acordo com esses dados, este ciclo pode se estender por menos de um ano, acabando em abril de 2025.

Dados indicam ciclo do Bitcoin até abril

Young Ju chamou a atenção para os dados da rede que mostram a trajetória do ciclo de alta do BTC. Em sua conta no X, o fundador da CryptoQuant afirmou que a criptomoeda está atualmente em meio ao seu ciclo de alta, com sua capitalização de mercado ultrapassando seu limite realizado.

Conforme explicou, esse ciclo começou ainda em abril de 2023, quando o preço do BTC começou a se valorizar. Entretanto, Young Ju disse que, com base nas tendências históricas, esses ciclos normalmente duram cerca de dois anos.

Portanto, considerando o padrão atual, ele sugeriu que o atual ciclo de alta do Bitcoin poderá terminar em abril de 2025. Esse dado sugere que o ciclo pode acabar exatamente um ano após o halving, que ocorreu em abril deste ano.

Análise do ciclo do Bitcoin. Fonte: Young Ju/X.

Normalmente, os ciclos do Bitcoin culminam com o estabelecimento de um novo topo histórico mais de 12 meses após o halving. O topo do ciclo pós-halving de maio de 2020, por exemplo, ocorreu em novembro de 2021, quase 18 meses depois.

A análise de Ju chega em um momento de sentimento positivo no mercado de criptomoedas, com os ETF de Bitcoin dos Estados Unidos testemunhando entradas significativas esta semana. De acordo com dados da Farside Investors, os ETFs registraram entradas superiores a US$ 726 milhões nos últimos quatro dias, refletindo a volta do interesse dos investidores.

Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, observou que os ETFs registraram entradas de US$ 1,3 bilhão nas últimas duas semanas. Com isso, o mercado conseguiu compensar as saídas anteriores e a restabelecer a confiança entre os investidores.

Mercado recupera otimismo

Os entusiastas do mercado de criptomoedas parecem estar recuperando a confiança no espaço dos ativos digitais, como evidenciado pelos recentes desempenhos de criptomoedas como Bitcoin, Solana e outros. Isso ocorreu após a divulgação do índice de inflação dos EUA, que cresceu mais lentamente do que o esperado.

Os dados revelaram um arrefecimento da inflação em Abril em comparação com o mês anterior, indicando uma potencial mudança na posição do Federal Reserve (Fed) em relação às taxas de juros. Se a inflação continuar a diminuir, o Fed deve começar a cortar os juros, o que pode alavancar o mercado.

No entanto, apesar da evolução positiva, a volatilidade, continua dominando o mercado. De acordo com dados do Coinglass, os juros em aberto de futuros de Bitcoin caíram 1,36% nas últimas 24 horas, enquanto subiram cerca de 1,26% nas últimas quatro horas, uma forte volatilidade.

 
 

.

  • 17 de Maio, 2024