Blockchain Linea retoma operações após ataque

Share

Blockchain-bitcoin

A Velocore, exchange descentralizada (DEX) construída nas blockchains zkSync e Linea, sofreu um ataque hacker que resultou na perda de US$ 10 milhões em criptomoedas. O ataque ocorreu no sábado (1º) e chegou a interromper temporariamente as operações da Linea.

No entanto, a rede retomou as operações normais e confirmou que o ataque não afetou os pools da exchange. A equipe afirmou que está trabalhando para identificar as causas do ataque e seu autor.

Violação de segurança na blockchain

De acordo com a equipe da Velocore, o ataque afetou os tokens do provedor de liquidez da DEX, que são essenciais para suas funções. Como resultado, o hacker conseguiu roubar mais de 700 Ethereum (ETH) e transferiu para a rede principal.

Antes do incidente, a Velocore se submeteu a auditorias de segurança por empresas como Zokyo, Hacken e Scalebit. Contudo, a auditoria não identificou falhas no protocolo.

Em resposta, a Linea interrompeu a produção de blocos por aproximadamente uma hora para resolver o problema. Esta perturbação mostra que ainda existem fraquezas nas tecnologias blockchain, mesmo com todas as medidas de segurança.

Desde o incidente, a Velocore tem colaborado com profissionais de segurança e outras exchanges para interromper a movimentação dos fundos roubados e evitar futuras consequências. A equipe também desenvolveu um mecanismo de negociação na blockchain e disse que vai divulgar um relatório mostrando as causas do ataque.

Tomando precauções

Isto, no entanto, não afetou os pools estáveis ​​da Velocore e a equipe frisou que não há risco de perda de fundos desses pools. O plano de ação do DEX envolve processos contínuos de identificação dos culpados e garantia da segurança aos usuários.

No entanto, as operações da Velocore na rede principal da Telos não foram afetadas e os recursos foram desligados por um curto período como medida preventiva. Além disso, a equipe garantiu que vai trabalhar para devolver todos os fundos aos clientes.

Este incidente faz parte de uma tendência preocupante onde plataformas que passaram por inúmeras auditorias e revisões de segurança ainda podem ser invadidas por ataques bem coordenados. Com este ataque, o valor total roubado em golpes com criptomoedas no ano chega a US$ 473 milhões.

 
 

.

  • 3 de Junho, 2024