Gary Gensler, presidente da SEC, deve renunciar ao cargo em 2024 com saída de Biden
Gary Gensler, atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), provavelmente renunciará ao seu cargo nos primeiros dois meses de 2025, após o término do mandato do presidente Joe Biden. A previsão é de Markus Thielen, fundador da empresa de análise com foco em cripto 10x Research.
Em um relatório de mercado publicado no dia 21 de julho, Thielen destacou que é comum que o presidente da SEC renuncie quando uma nova administração assume a Casa Branca.
Além disso, ele afirmou que a eventual vitória do candidato e ex-presidente Donald Trump nas eleições pode ser desastrosa para o papel de Gensler à frente da agência.
Thielen citou a decisão repentina de Biden de abandonar sua candidatura à reeleição como um indicativo quase certo de que Trump tomará posse como presidente em janeiro de 2025. No entanto, outros comentaristas da indústria discordam dessa ideia.
“Com Joe Biden saindo da corrida presidencial dos EUA, nenhum candidato credível pode seriamente desafiar Donald Trump. A eleição de novembro parece ter sido decidida sem um único voto. Para o Bitcoin, uma administração pró-cripto entrará na Casa Branca”, afirmou Thielen.
Gensler sai e entra gestão pró-cripto?
Apesar de o mandato de Gensler terminar oficialmente no dia 5 de junho de 2026, Thielen acredita que ele provavelmente renunciará entre janeiro e fevereiro de 2025.
Em fevereiro, o companheiro de chapa de Trump, J.D. Vance, criticou Gensler como a “pior pessoa” para regulamentar os ativos cripto. Ele alegou que Gensler tem uma abordagem retrógrada e politizada em relação às políticas de criptomoedas.
Thielen listou ainda uma série de fatores positivos para o mercado de criptomoedas nas próximas semanas, afirmando que “múltiplos relatórios e rumores” indicam que Trump fará um anúncio surpresa na próxima conferência de Bitcoin em Nashville, Tennessee, em 25 de julho.
“A especulação é alta de que ele anunciará o Bitcoin como um ativo de reserva estratégica, o que poderia desencadear uma alta parabólica no preço do Bitcoin”, disse Thielen.
Ele alertou os investidores contra a realização de lucros ou a tentativa de vender BTC a descoberto antes do discurso de Trump. De acordo com o analista, o BTC pode estabelecer um novo recorde após um esperado “movimento parabólico” nos próximos meses.
A desistência de Biden impulsionou o preço do Bitcoin para mais de US$ 68.000 no domingo (24), mas o preço recuou ligeiramente desde então. De acordo com dados do CoinGecko, nas últimas 24 horas o preço do BTC subiu 1,1%. No momento da redação desta matéria, a maior criptomoeda do mercado está custando US$ 67.640.