Bilionário Mark Cuban diz que as ‘estrelas estão se alinhando’ para alta do Bitcoin
À medida que o Bitcoin (BTC) é negociado pelo quinto dia consecutivo em torno de US$ 64.000, mantendo ganhos de 11% em uma semana, surgem novos sinais promissores para o mercado.
De acordo com o bilionário Mark Cuban, um cenário político e econômico está se desenvolvendo. E isso pode impulsionar o preço do Bitcoin de forma significativa.
Mark Cuban aponta que o crescente apoio do Vale do Silício ao ex-presidente Donald Trump em sua campanha eleitoral pode beneficiar o Bitcoin. Não apenas porque Trump é um defensor das criptomoedas, mas principalmente por seus planos econômicos.
Trump e seu candidato a vice-presidente, JD Vance, acreditam que um dólar mais fraco impulsionaria as exportações americanas. Eles argumentam que a força do dólar em relação a outras moedas torna difícil para os fabricantes locais competirem no mercado internacional.
Essa visão pressagia uma possível mudança na política monetária dos Estados Unidos, enfraquecendo o dólar caso a dupla republicana vença as eleições presidenciais. Embora não tenham detalhado quais ações tomariam, uma maior impressão de dinheiro e a redução das taxas de juros previstas para este ano poderiam criar esse cenário.
Alta para o Bitcoin
Além disso, Trump e Vance pretendem aumentar as tarifas sobre as importações, o que, combinado com a desvalorização do dólar, poderia aumentar a inflação.
Mark Sobel, presidente do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras dos EUA, destacou que essa política econômica aumentaria os preços dos produtos importados, contribuindo para uma pressão inflacionária.
Para Cuban, a possível vitória de Trump cria uma perspectiva diferente para o mercado de Bitcoin. Ele observa que taxas de juros mais baixas e tarifas mais altas podem ser inflacionárias, impulsionando o preço do BTC.
“Combine isso com a incerteza global sobre o papel geopolítico dos Estados Unidos e o impacto no dólar americano como moeda de reserva”, acrescenta Cuban. “As estrelas não podem estar melhor alinhadas para uma aceleração do preço do BTC.”
O Bitcoin, ao contrário das moedas fiduciárias como o dólar, tem uma emissão limitada que é automaticamente reduzida a cada quatro anos com o halving. Esse processo, que continuará até a mineração de 21 milhões de BTC, faz com que seu preço suba devido à demanda crescente.
Cuban enfatiza que, diante da incerteza geopolítica e da possível queda do dólar como moeda de reserva, o BTC pode se tornar um ativo de refúgio globalmente.
“Isso significa que o BTC pode ser o que os países e todos nós procuramos para proteger nossas economias”, afirma Cuban.