Gigante mundial de mineração chega ao Paraguai apesar de aumento nas tarifas
A Hive Digital Technologies, uma empresa canadense líder na mineração de Bitcoin, anunciou em 22 de julho seus planos para construir um centro de mineração de 100 megawatts no Paraguai. O objetivo da mineradora é dobrar sua taxa de hash.
A empresa tomou esta decisão após uma visita dos executivos da empresa ao país sul-americano. Na ocasião, eles avaliaram o potencial de crescimento e se reuniram com o presidente Santiago Peña e ministros do gabinete.
A energia necessária para as operações da Hive será obtida da represa hidrelétrica de Itaipu, localizada no leste do Paraguai, uma fonte bem conhecida pelos mineradores de Bitcoin.
A Hive estima que, com a instalação da nova fazenda de mineração, sua taxa de hash aumentará de 5,6 exahashes por segundo para 12,1 EH/s.
“Alcançamos um progresso significativo na identificação do local do centro de dados e na obtenção de contratos de construção e fornecimento de energia”, declarou a empresa.
A expansão da Hive Digital ao Paraguai representa a entrada de uma das mais importantes companhias de mineração de Bitcoin no país. A Hive é a primeira empresa do setor a estrear na bolsa em 2017, após sua fundação em 2014.
Contudo, a chegada da Hive acontece em um momento complexo para a mineração de Bitcoin no Paraguai. Isso porque está havendo aumentos nos custos de energia que estão afetando os operadores locais.
- Leia também: ETF de Bitcoin da BlackRock quebra novo recorde
Mineração de Bitcoin
Recentemente, a empresa estatal de energia elétrica ANDE anunciou um aumento nas tarifas para os mineradores registrados, provocando insatisfação entre os operadores e levando muitos a considerar a migração para países vizinhos, como Brasil e Argentina.
Juan José Benítez, presidente da Câmara Paraguaia de Mineração de Ativos Digitais (Capamad), confirmou que 55 empresas de mineração de Bitcoin estão avaliando a possibilidade de sair do país devido ao aumento de até 16% nas tarifas elétricas. A indústria está pressionando o governo para rever esses aumentos, que classificam como “extrema ganância”.
A equipe da Hive Digital ressaltou que a estabilidade das políticas fiscais do governo. Isso inclui a fixação de preços de energia e impostos, que será um fator crucial em suas considerações para concretizar as operações no Paraguai.
A capacidade de produção energética da represa de Itaipu faz do Paraguai um local atrativo para a mineração de Bitcoin. A região oferece um grande excedente de eletricidade que os mineradores podem aproveitar.
Apesar da atratividade energética, a chegada de Santiago Peña à presidência do Paraguai em 2023 trouxe incertezas nas relações entre os mineradores e o governo. Além do aumento nos custos de eletricidade, escândalos envolvendo apreensões de mineradores ilegais e acusações de corrupção entre funcionários de empresas estatais complicaram ainda mais o cenário.
O post Gigante mundial de mineração chega ao Paraguai apesar de aumento nas tarifas apareceu primeiro em CriptoFacil.