‘Não teremos ETFs de Solana nem XRP’, afirma diretor da BlackRock

Share

nao-teremos-etf-sol-xrp

A Bitcoin Conference 2024 teve início na quinta-feira (25) e contou com palestrantes de peso. Entre eles estava o chefe de ativos digitais da BlackRock, Robert Mitchnick, que jogou água fria nas esperanças de mais ETFs de criptomoedas.

Mitchnick falou sobre a recente aprovação dos ETFs de Ethereum (ETH), incluindo o ETHA, gerido pela BlackRock. Mas afirmou que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) provavelmente não aprovará outros fundos. Ao lado de James Seyffart, analista de ETFs da Bloomberg, Mitchnick disse:

“Não acho que veremos uma longa lista de ETFs de criptomoedas. Se você pensar no Bitcoin, hoje ele representa cerca de 55% do valor de mercado. O ETH está em 18%. O próximo grande criptoativo tem, digamos, 3%. Simplesmente não está nem perto de estar nesse limite ou histórico de maturidade, liquidez, etc”, afirmou Mitchnick.

Atualmente, há dois pedidos de ETFs de Solana (SOL) sob análise na SEC, um da VanEck e outro da Franklin Templeton. O regulador tem até 240 dias para dar sua aprovação ou rejeitar os pedidos.

Sem espaço para todos?

Na mesma entrevista, Mitchnick fala que a classe de criptomoedas como um todo vai seguir crescendo. O executivo da BlackRock afirma que o mercado já deu provas de que não é mais algo especulativo e que veio para fazer parte de Wall Street.

Recentemente, os ETFs de Ethereum tiveram desempenho misto. Os oito fundos estrearam no dia 23 de julho e movimentaram mais de US$ 1 bilhão, uma soma expressiva. No entanto, o mercado viu grandes saídas nos dias seguintes, especialmente no ETHE, da Grayscale. 

Mitchnick acrescentou que, apesar da falta de clareza sobre as regulamentações do mercado, a SEC ainda quer traçar o limite em algum lugar. Um dos limites que a agência impôs aos ETFs de Ethereum foi a proibição do staking, atividade que paga juros aos validadores da rede.

Por fim, o executivo voltou a destacar a baixa participação de outras criptomoedas e se mostrou preocupado. Nesse sentido, Mitchnick afirma que isso pode abrir espaço para manipulações, algo que a SEC deseja evitar nesse mercado.

Discordâncias sobre ETFs

Só que nem todos os presentes na conferência concordaram com a fala do executivo. Uma das que rejeitaram os argumentos de Mitchnick foi NateGeraci, presidente da ETH Store. Ele declarou que discorda completamente das opiniões de Mitchnick.

Geraci mencionou a Europa, onde ETPs para altcoins como Solana, XRP e Cardano já estão no mercado. O Velho Continente tem se mostrado um mercado até menos aberto à inovação do que os EUA, mas ainda assim esses fundos são abundantes lá.

“Só preciso olhar para a Europa para ver SOL, XRP, ADA, etc. ETPs. Surpreso que alguém da BlackRock diga isso”, acrescentou Geraci.

Comentando sobre a frente regulatória, Geraci afirmou que a introdução de produtos semelhantes nos EUA certamente exigiria mudanças regulatórias. No entanto, ele continua otimista e destaca que a aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum já representa uma vitória.

O post ‘Não teremos ETFs de Solana nem XRP’, afirma diretor da BlackRock apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 26 de Julho, 2024