WazirX retomará saques na segunda-feira
A exchange indiana WazirX divulgou um comunicado no qual marcou para a segunda-feira (26) o retorno dos saques em moeda fiduciária. Com isso, quem ficou com saldos bloqueados em virtude do ataque sofrido pela exchange em julho poderá retirar os fundos da plataforma.
Conforme noticiou o CriptoFácil, o ataque causou o roubo de US$ 230 milhões em tokens ERC-20, forçando a WazirX a suspender saques e negociações.
No entanto, mesmo com a volta dos saques, a exchange admitiu que ainda não conseguiu reaver todos os fundos roubados em criptomoedas. Por isso, ainda não há previsão para o retorno desses saques.
Saques voltam na segunda-feira
Em uma ação que provavelmente trará algum alívio aos seus usuários após a s, a exchange decidiu retomar os saques de moeda fiduciária (rúpia indiana), que estavam congelados desde o ataque. A plataforma anunciou que, a partir de 26 de agosto de 2024, os saques voltarão de forma gradual
Esta decisão vem após uma avaliação cuidadosa do feedback do usuário e da situação atual. A WazirX garantiu a seus usuários que as reservas de rúpia, gerenciadas pela Zanmai Labs Pvt Ltd, permanecem seguras.
No entanto, a WazirX esclareceu que nem todos os saldos estão disponíveis para saque no momento. De acordo com um levantamento, cerca de 34% desses saldos foram congelados por agências de aplicação da lei (LEAs) devido a investigações em andamento sobre entidades terceirizadas.
Em outras palavras, apenas 66% dos saldos dos clientes estará disponível para saques. Entre os dias 26 de agosto a 8 de setembro, os usuários poderão sacar até metade dos 66% disponíveis de seus saldos. Depois, entre 9 de setembro a 22 de setembro, os usuários poderão sacar os 66% completos de seus saldos de INR.
Além desse plano de saque em fases, a WazirX anunciou uma redução de 60% nas taxas de saque, com o objetivo de facilitar o processo de retirada para os usuários.
Vai ter para todo mundo?
Além disso, a WazirX reconheceu a gravidade da situação e os desafios em torno dos saques de criptomoedas. A plataforma perdeu US$ 230 milhões em tokens ERC-20 e admitiu que não há ativos de tokens suficientes disponíveis para liberar todos os saques.
Para resolver isso, a WazirX anunciou sua decisão de buscar um Esquema de Arranjo em Cingapura. Trata-se de um processo legal que permitirá à empresa propor um plano de reestruturação aos usuários.
Neste plano, a empresa faz uma auditoria de quanto ainda possui em criptomoedas e propõe distribuir esse saldo de forma igual a todos os clientes lesados. Isso não vai compensar todas as quantias devidas, mas vai contribuir para amenizar as perdas.
Espera-se que o Esquema de Arranjo seja uma etapa crítica para garantir que todos os usuários sejam tratados de forma justa. Para isso, os credores da WazirX precisariam votar em favor ou contra a proposta. A WazirX se comprometeu a manter seus usuários informados durante todo esse processo.
Essa medida fornecerá a estrutura legal necessária e o tempo para implementar a reestruturação proposta. Além disso, essa etapa legal é vista como essencial para oferecer à plataforma o “espaço para respirar” de que ela precisa para elaborar uma solução que seja justa e aceitável para sua base de usuários.
- Leia também: Aliados cripto juntos: JFK JR desiste da eleição americana e declara que vai apoiar Donald Trump
O post WazirX retomará saques na segunda-feira apareceu primeiro em CriptoFacil.