Documentário da HBO coloca Peter Todd como suposto Satoshi Nakamoto

Share

peter-todd-satoshi-nakamoto

Após dias de espera, a HBO finalmente lançou seu aguardado documentário “Dinheiro eletrônico: O Mistério do Bitcoin”, que prometia revelar a identidade de Satoshi Nakamoto. E o documentário acabou apontando Peter Todd, desenvolvedor do Bitcoin Core, como o candidato mais provável.

Muitas pessoas se surpreenderam ao ver o nome de Todd na lista, mas o documentário trouxe dados que supostamente comprovam que ele é Satoshi. As maiores apostas ficaram com o nome de Len Sassaman, embora a esposa do falecido criptógrafo tenha negado que ele fosse Satoshi.

Mas quem é Peter Todd e por que a HBO acha que ele é a pessoa por trás de Satoshi Nakamoto?

Quem é Peter Todd?

Peter Todd, nascido e criado no Canadá, é um conhecido desenvolvedor e criptógrafo do Bitcoin Core que ganhou reconhecimento por suas contribuições ao ecossistema do Bitcoin.

Todd foi uma das primeiras pessoas que atuou no Bitcoin Core e está entre os poucos indivíduos que se comunicaram diretamente com Satoshi antes de seu desaparecimento em 2011. Ele criou tecnologias que hoje são importantes para a rede, como o Replace By Fee (RBF).

De fato, Todd confirmou anteriormente que estava no início da adolescência quando começou a se comunicar com Hal Finney e Adam Back, dois proeminentes pioneiros do Bitcoin. No entanto, ele negou as especulações em torno de seu nome: “eu não sou Satoshi”, afirmou Todd no X.

O desenvolvedor trabalhou em vários projetos de blockchain e está no Bitcoin Core desde 2014. Todd ocupou cargos de destaque em vários projetos, incluindo o cargo de Cientista Chefe na Mastercoin e Dark Wallet.

Todd também é o fundador do OpenTimestamps, um projeto que visa fornecer um serviço de carimbo de data e hora descentralizado. Ele participou da cerimônia de configuração confiável do Zcash em 2016, embora mais tarde tenha criticado o projeto.

Por que a HBO identifica Peter como Satoshi?

A escolha de Todd como o provável Satoshi pegou muitas pessoas de surpresa, que não o colocavam como a maior aposta nesse sentido. Curiosamente, nem Len Sassaman nem Nick Szabo – dois dos mais cotados – foram nomeados como possíveis Satoshi no documentário lançado pela HBO. Em vez disso, os holofotes brilharam sobre Peter Todd, que estava longe dos holofotes até o lançamento da obra.

Para apoiar suas alegações, a HBO apontou para uma resposta equivocada em 2010, quando Todd acidentalmente respondeu a uma postagem que Satoshi Nakamoto havia iniciado no fórum Bitcointalk. No entanto, essa observação foi rapidamente vista como circunstancial, longe de ser uma prova concreta necessária para vincular Todd a Satoshi.

O documentário da HBO também trouxe à tona o fato de que Todd implementou o conceito de RBF, que foi discutido no mesmo tópico no Bitcointalk. De acordo com a obra, Todd usou o pseudônimo “John Dillon” para promover o conceito, nome que a HBO afirma estar ligado a Satoshi.

Mas quem jogou lenha na fogueira a respeito de Todd foi Jesse Powell, fundador da Kraken, que publicou uma informação no X após o lançamento da obra.

“Poucos sabem disso, mas uma vez dividi um quarto com Peter Todd. Enquanto ele dormia, ouvi-o balbuciar “Tem que ser Craig”. O que significa?”, escreveu. A mensagem provavelmente faz referência a Craig Wright, que passou anos mentindo sobre ser a pessoa por trás de Satoshi.

O post Documentário da HBO coloca Peter Todd como suposto Satoshi Nakamoto apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 9 de Outubro, 2024