Superciclo: oito das 10 maiores valorizações de 2024 são memecoins
Em um ano marcado por volatilidade significativa no mercado de criptomoedas, as memecoins surgiram como as grandes vencedoras em termos de valorização. Foi esse o tema que chamou mais atenção e viralizou na conferência TOKEN2049, realizada esta semana em Singapura.
Essa tendência foi sublinhada por insights recentes do especialista em mercado Miles Deutscher, mas foi outro analista quem se destacou. Seu nome é Murad Mahmudov, um expert em memecoins que trouxe um quadro muito positivo. De acordo com Murad, das 10 criptomoedas que mais se valorizaram em 2024, oito são memecoins.
O reinado das memecoins
As memecoins desafiaram o retorno das criptomoedas tradicionais em 2024 – e venceram. De acordo com Mahmudov, apenas 43 tokens superaram o desempenho do Bitcoin em 2024. Destes, 13 são memecoins, com essas criptomoedas representando oito das 10 maiores valorizações do ano.
Murad enfatizou que este ciclo é diferente dos anteriores, afirmando: “O ciclo das memecoins não é uma previsão; ele já começou — as memecoins estão dominando em praticamente todas as métricas”. A maior alta do ano até aqui ficou com a GIGA, que se valorizou 3.000.000% em 2024.
Em seguida veio a POPCAT, uma das principais memecoins da Solana, mas que teve ganhos de “apenas” 7.500% no ano. Somente dois tokens entre os 10 não são memecoins: o OM, que é um token de ativos do mundo real (RWA) e se valorizou 1.550%; e o token ABT, com ganhos de 680%.
- GIGA e POPCAT lideram altas das memecoins. Fonte: Murad Mahmudov/Paradigma Education.
Como Murad coloca, “as memecoins são uma versão superior das altcoins.” O apelo das memecoins vai além da especulação e ele alega que eles cultivaram uma cultura que promove a comunidade e a “conexão emocional” entre os investidores.
O analista observou que esses tokens permitem que os usuários se envolvam em uma experiência compartilhada. De acordo com Murad, o “valor real” desses tokens se dá por meio de histórias que “criam tendências e desencadeiam movimentos”.
Mentalidade de “culto”
Histórias de sucesso de ganhos significativos — como aquelas vistas com Dogwifhat (WIF) e PEPE — se propagam rapidamente, alimentando o interesse dos investidores. De acordo com Deutscher, as criptomoedas mais bem-sucedidas desenvolveram comunidades fortes, muitas vezes se assemelhando a “seguidores de culto”.
Criptomoedas como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Dogecoin (DOGE) prosperaram nessa dinâmica, e as memecoins estão abraçando isso totalmente. Murad destacou a SPX e GIGA, que segundo ele, capturam a atenção do varejo.
No entanto, quase todas as altcoins listadas este ano estão sendo negociadas abaixo do preço de listagem, com apenas duas exceções. Uma delas é a WIF e a outra é a JUP, token da exchange descentralizada Jupiter. Esta DEX é um dos grandes polos de negociação de memecoins na Solana, o que explica a forte alta.
Mahmudov também elaborou um perfil dos investidores de memecoins. Segundo esta classificação, a maioria dos investidores prioriza ganhar dinheiro (70%), seguido pela diversão (20%) e senso de pertencimento (10%). Murad argumenta que as memecoins incorporam essa natureza especulativa, semelhante ao boom da Oferta Inicial de Moedas (ICO) de 2017, mas em uma nova forma.
Quem é Murad Mahmudov?
Ontem, o detetive on-chain ZachXBT divulgou publicamente o endereço da carteira de Murad Mahmudov, o que rapidamente gerou discussões acaloradas na comunidade. O raciocínio de ZachXBT é que as pessoas devem tomar decisões mais informadas sobre os tokens que compram, em vez de apenas seguir KOLs com muitos seguidores.
Murad Mahmudov era relativamente desconhecido, mas sua descrição do “superciclo das memecoins” repercutiu com força na comunidade internacional deste segmento. Depois da palestra, seu nome ganhou forte repercussão entre as redes de fãs de memecoin no X.
Só que o analista não falou apenas de memecoins: ele previu que o Bitcoin alcançaria US$ 10 milhões num futuro próximo. Mesmo sem maior clareza, Mahmudov agora é considerado o grande influenciador de memecoins.
De acordo com ZachXBT, Murad Mahmudov detém três memecoins: SPX, APU e MINI. No Twitter, Murad também criou uma lista que inclui essas três criptomoedas, junto com moedas meme estabelecidas como MOG, POPCAT e GIGA.
Uma característica comum das moedas meme que Murad destacou é que todas elas possuem algumas qualidades de culto, com seguidores altamente focados e fervorosos, onde os fãs exibem extremo entusiasmo e lealdade para com uma entidade específica, como uma pessoa, marca, ideia ou trabalho.
O post Superciclo: oito das 10 maiores valorizações de 2024 são memecoins apareceu primeiro em CriptoFacil.