Microsoft abrirá votação que pode fazer empresa comprar Bitcoin
A gigante de tecnologia Microsoft pode se tornar a nova empresa a adicionar Bitcoin (BTC) no seu caixa. Para isso, os acionistas da empresa devem votar em uma proposta para avaliar o Bitcoin como um potencial investimento corporativo.
De acordo com o anúncio a proposta veio de um conselho consultivo de acionistas e a votação deve ocorrer no dia 10 de dezembro. Se aprovada, a medida determina que a empresa deve alocar parte do seu caixa em Bitcoin.
Além disso, a proposta exige que a empresa conduza uma avaliação completa do potencial do Bitcoin na gestão de tesouraria da Microsoft. No entanto, os altos executivos da empresa estão tentando convencer os acionistas a recusar a proposta.
Votação na Microsoft para adotar Bitcoin
De acordo com o registro feito em 24 de outubro na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a proposta coloca uma série de investimentos para a Microsoft, entre eles o Bitcoin. O objetivo é fazer a empresa diversificar o seu caixa e rentabilizar parte desse valor.
Os proponentes da proposta no conselho consultivo argumentam que a avaliação é necessária devido à crescente incorporação de criptomoedas. A proposta sugere que mais análises precisam ser feitas para entender como o BTC pode melhorar as funções de tesouraria da Microsoft.
A votação está marcada para ocorrer na reunião anual da empresa em 10 de dezembro. No entanto, o conselho de diretores da Microsoft sugeriu que os acionistas não devem apoiar a proposta.
Conselho pede paciência
De acordo com os diretores da Microsoft, a empresa já está avaliando investir em vários ativos, incluindo BTC, e o processo é uma parte contínua de sua gestão financeira. Ainda assim, os diretores pedem que os acionistas não aprovem a inclusão da criptomoeda agora.
O conselho citou a alta volatilidade do Bitcoin como justificativa para sua cautela, frisando que a liquidez é a grande preocupação nos investimentos. Para os diretores, o BTC não pode ser considerado a ferramenta apropriada para investimentos corporativos.
Em uma declaração divulgada na quinta-feira (24), o conselho já observou que a equipe de serviços globais de tesouraria e investimento da Microsoft se envolve no rastreamento e análise de vários investimentos.
Isso inclui considerações relacionadas à diversificação, proteção contra inflação e gerenciamento de risco, como a potencial compra da OpenAI em três anos. O conselho também destacou que avaliações anteriores incorporaram as flutuações de preço do BTC, o que levou à decisão atual.
Eles destacaram que o tesouro da empresa precisa de ativos estáveis e certos para ajudar a atender às necessidades de liquidez e financiamento operacional da organização, que são essenciais para a sustentabilidade financeira da Microsoft.
Bitcoin como parte do tesouro
A equipe de tesouraria da Microsoft avalia criptomoedas como o BTC há vários anos. De acordo com o conselho, esses ativos são monitorados como parte de uma avaliação mais ampla das tendências de mercado. No entanto, eles não foram priorizados devido a preocupações com a volatilidade e sua capacidade de atender aos requisitos financeiros da empresa.
O conselho enfatizou que a Microsoft já possui processos em vigor para gerenciar seus investimentos e que a votação pede justamente a inclusão desses processos. Por isso, os diretores acreditam que votar “sim” seria algo redundante e desnecessário, pois a equipe continua a considerar esses ativos em suas estratégias de gerenciamento de risco.
De acordo com o último relatório trimestral, a Microsoft possuía cerca de US$ 75,53 bilhões em caixa e equivalentes de caixa até junho. O valor representa uma queda frente ao mesmo período de 2023, mas ainda é uma soma considerável e que poderia causar um impacto significativo caso a empresa decidisse alocar parte desse valor em Bitcoin.
O post Microsoft abrirá votação que pode fazer empresa comprar Bitcoin apareceu primeiro em CriptoFacil.