Ministro de economia da Argentina diz que país quer se aproximar do Bitcoin
O ministro da economia da Argentina, Sergio Massa, afirmou que o país quer ser aproximar do Bitcoin (BTC). Para isso, ele está organizando um encontro com os bitcoiners que vão chegar ao país em novembro para o Labitconf.
“Pedi a [Carlos] Maslatón que reunisse o maior número possível de tipos de sticks de criptomoedas. Quero tentar entender em que teoria econômica está ancorada a geração de valor, além da confiança”, disse Massa.
Além disso, o Ministro da Economia disse que está interessado em conhecer como pensam os adeptos do BTC. “Eu também estou interessado em conhecer suas teorias e suas ideias”, disse ele.
Massa hoje preside um ministério que não se concentra apenas na economia e nas finanças, mas também abrange áreas como produção e agricultura. Ele assegurou que fez este pedido a Maslatón porque o admira mesmo que não pense como ele em muitas coisas.
Argentina e Bitcoin
Carlos Maslatón é um analista de mercado que já trabalhou como tesoureiro da fintech Xapo. Atualmente, ele é referência para muitos bitcoiners na Argentina e costuma dar sua opinião sobre o mercado de criptomoedas por meio das redes sociais.
“A tecnologia trouxe mudanças pelas quais os jovens se naturalizaram. São mudanças fundamentais até mesmo na forma como funcionamos como sociedade”, disse o Ministro sobre a justificativa da reunião.
Sergio Massa assumiu o cargo de ministro da Economia da Argentina no início de julho, após a renúncia de seu antecessor Martín Guzmán.
Naquela época, a mudança no ministério da economia gerou grande incerteza no país, que se refletiu fortemente no mercado de câmbio. A Argentina vive uma crise econômica aguda desde o começo do século. O país entra e sai de crises com o valor de sua moeda despencando a cada novo evento. Dessa forma, muitos argentinos têm migrado para as criptomoedas, com destaque para as stablecoins, que se tornaram “febre” no país.