Fed corta os juros em 0,25%, mas Bitcoin não reage positivamente
Conforme as expectativas do mercado, o banco central dos Estados Unidos (Fed) anunciou corte de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros nesta quarta-feira (18). Na última reunião de 2024, o banco central reduziu as taxas em 25 pontos-base, ou 0,25%.
Após a reunião e o corte de juros, a taxa de juros dos EUA ficou agora na banda entre 4,25% e 4,5%. Com isso o Fed confirma as expectativas de mercado – 98% dos analistas apostavam nessa queda, segundo a ferramenta FedWatch.
O corte desta magnitude já era esperado pelo mercado em meio ao aumento das expectativas para a inflação norte-americana com a eleição de Donald Trump. Além disso, o próprio presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o banco central provavelmente faria esse corte.
No entanto, o preço do Bitcoin (BTC) e das demais criptomoedas não se valorizou como muitos investidores esperavam. Pelo contrário, a criptomoeda ampliou suas perdas para 3,2% nas últimas 24 horas e caiu para US$ 103.469. Já o preço do Ethereum (ETH) caiu 2,2% e seu preço chegou em US$ 3.847.
Ciclo de cortes do Fed
Este foi o terceiro corte seguido na taxa de juros feito pelo Fed em 2024, mantendo o mesmo ritmo de redução feito na reunião anterior em novembro. A taxa de juros dos EUA chegou ao máximo de 5,5%, o maior valor desde os anos 200.
O atual ciclo de redução da política monetária do Fed iniciou em setembro, com corte de 50 pontos-base (0,5%). Este foi o primeiro corte de juros desde 2020 e também o maior desta série de reduções.
Agora, a próxima reunião do comitê do Fed ocorrerá apenas em 29 de janeiro de 2025. E a previsão dos analistas é de que o Fed vai manter as taxas inalteradas. De acordo com o FedWatch, 88,5% dos analistas apostam na manutenção dos juros.
O post Fed corta os juros em 0,25%, mas Bitcoin não reage positivamente apareceu primeiro em CriptoFacil.