Kaspersky faz alerta sobre novo golpe com criptomoedas
A Kaspersky, empresa de segurança digital, divulgou um novo golpe de criptomoedas que tem enganado usuários um tanto quanto inescrupulosos.
No golpe, criminosos compartilham uma frase-semente de uma carteira de criptomoedas com milhares de dólares com outras pessoas. As vítimas pensam que podem levar vantagem daquele acesso restrito. Contudo, na verdade, elas acabam sendo vítimas de um golpe engenhoso.
De acordo com a publicação no blog da empresa, golpistas estão criando contas no YouTube, acessando vídeos sobre finanças e comentando com pedido de ajuda para transferir fundos de sua carteira para outra carteira, compartilhando a frase-semente. No entanto, aquele pedido de ajuda é na verdade uma isca para um golpe.
“Apenas uma pergunta rápida fora do tópico: minha carteira OKX possui alguns USDT, e eu tenho a frase-semente. Você poderia explicar como movê-los para a Binance?”, diz um dos comentários encontradas pela Kaspersky.
Para quem desconhece o termo, a frase-semente é um código, composto por letras e números, que serve para recuperar o acesso a uma carteira de criptomoedas. Por isso, todo iniciante no universo de criptomoedas deveria saber que a frase-semente deve ser guardada a sete chaves, em um drive digital de difícil acesso ou até mesmo em meio físico, dificultando a vida dos hackers.
Esmola demais…
Como a frase-semente permite que qualquer pessoa sob posse dela consiga entrar em uma carteira de criptomoedas, o usuário benevolente acaba tendo acesso a carteira do suposto novato. Ao entrar na carteira, encontra uma quantia significativa de criptomoedas.
No caso do exemplo da Kaspersky, que colocou sua equipe de segurança para aprender sobre o golpe, a carteira tinha cerca de US$ 8.000,00 na stablecoin USDT.
Nesse momento, o visitante está diante do que podemos chamar de Dilema de Esfinge. Na história “O Rei Edipo”, Edipo se depara com Esfinge, uma criatura mitológica que apresenta o enigma:
“Decifra-me ou te devoro.”
Se ele conseguisse decifrar o enigma, Édipo livraria a cidade de Tebas do terror imposto pela esfinge. Ao mesmo tempo, ele se tornaria o herói local, sendo coroado como rei. No entanto, se ele falhasse em resolver o enigma, seria devorado pela esfinge, condenando-o a um destino trágico e perpetuando o ciclo de destruição que a criatura trazia sobre a cidade.
Como na lenda de Édipo, o visitante, diante de uma carteira de criptomoedas repleta de dólares, pode decifrar o enigma e sair ileso da situação. Ou então, pode decidir por transferir os fundos da carteira para sua própria carteira, roubando o suposto novato. Os usuários que escolhem o segundo caminho, o do roubo, acabam se tornando vítimas.
Isso porque, para realizar a retirada dos tokens da carteira, é preciso pagar uma taxa em TRX, a criptomoeda da rede TRON. Como a carteira do novato não tem o TRX necessário, o usuário “espertinho” faz uma transferência da quantia de sua conta. No entanto, as criptomoedas TRX acabam parando em uma outra carteira, e nunca chegam a carteira de destino.
Além disso, o que o ladrão não sabe é que a carteira que ele quer roubar é na verdade uma carteira de criptomoedas de multi-assinaturas. Ou seja, para que uma transferência para outra carteira ocorra, é necessária a aprovação de outra carteira, provavelmente da mente por trás do golpe.
Golpes com criptomoedas
Esse é apenas mais um golpe da recente onda de fraudes com criptomoedas que surgiram nos últimos anos. Quanto maior o preço das criptomoedas, maior o número de golpes.
Outro caso recente de golpe com cripto foi o caso do falso “BlackRock Token”. Este ataque exemplifica como golpistas estão utilizando nomes de figuras conhecidas e instituições respeitáveis para enganar usuários desavisados.
Com a promessa de investimentos em tokens fictícios, esses criminosos exploram a confiança das pessoas, criando artigos e gráficos falsos que parecem legítimos, mas que, na verdade, servem apenas para roubar criptomoedas. Por isso, é fundamental que os investidores permaneçam vigilantes e desconfiem de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
O post Kaspersky faz alerta sobre novo golpe com criptomoedas apareceu primeiro em CriptoFacil.