Empresa de análise volta atrás e afirma: Bitcoin continua em alta

Share

Mercado Bitcoin

Em um episódio curioso, Ki Young Ju, CEO da CryptoQuant, corrigiu um gráfico elaborado pela empresa com um erro de cálculo que indicava que o preço do Bitcoin iria cair.

O problema foi apontado por um seguidor e autor da CryptoQuant, que declarou que havia incompatibilidade entre os dados. Com a correção, Ju disse que, na verdade, o mercado de Bitcoin continuava em uma tendência de alta (bull market).

No dia 22, Ki Young Ju afirmou que o preço do Bitcoin poderia cair ou se manter estagnado por alguns meses. Junto à mensagem, compartilhou um gráfico com marca d’água da CryptoQuant, que analisou dados de 2012 até os dias atuais para chegar a conclusão de queda do preço do Bitcoin.

A imagem compartilhada exibe uma série de dados representando o índice P&L do Bitcoin ao longo do tempo, de abril de 2012 a janeiro de 2025. O gráfico mostra flutuações no valor, com linhas horizontais que indicam quando comprar ou vender, destacando períodos de baixa e alta do mercado. O fundo do gráfico é marcado por uma escala que varia de zero a 1, onde o aumento na linha sugere um crescimento significativo do valor do Bitcoin. As linhas verticais, desenhadas em amarelo, verde e vermelha, representam os pontos de referência para as transações de compra e venda, sinalizando momentos importantes de realização de lucros ou perdas.
CEO de uma das maiores empresas de análise de criptomoedas voltou atrás e afirmou que Bitcoin continua em alta. Fonte: X.com.

Apesar dos dados dos gráficos indicarem que o preço do BTC poderia corrigir, Ju afirmou que não saberia dizer se era o fim do ciclo. Porém, fez questão de alertar os investidores que utilizam o Bitcoin para estratégia de alavancagem.

Bitcoin segue em tendência de alta

No entanto, um seguidor notou uma discrepância no índice e compartilhou sua análise. MAC.D, que diz ser autor da mesma CryptoQuant, questionou por que o gráfico de P&L mostrava um declínio, enquanto as métricas individuais (MVRV, NUPL e SOPR) não indicavam quedas significativas. Por fim, ele levantou a hipótese de que o declínio poderia ter relação com a realização de lucros por parte de detentores de longo ou curto prazo.

O P&L é um indicador importante usado para avaliar a saúde do mercado de Bitcoin. Ele se baseia em três métricas principais: a MVRV Ratio (relação entre o valor de mercado e o valor realizado do Bitcoin); a NUPL (Lucro Líquido Não Realizado, que mostra quanto do mercado está em lucro ou prejuízo); e o LTH/STH SOPR (relação entre o indicador SOPR de detentores de longo prazo e de curto prazo, que mede a realização de lucros ou perdas).

Diante disso, Ki Young Ju respondeu a mensagem de MAC.D, indicando que a equipe da CryptoQuant estava investigando o problema apresentado. No dia seguinte, 24, Ju compartilhou um novo tweet, confirmando a análise de MAC.D e declarando que houve um erro. Afirmou que o Bitcoin continua em alta, e pediu desculpas pela confusão, deletando os tweets com os erros.

Erro de cálculo

O engenheiro de dados da empresa, Jerry Yun, afirmou que o erro estava relacionado ao método de cálculo do índice, que utiliza PCA (Análise de Componentes Principais), em mensagem compartilhada pelo CEO da empresa.

Destacou que, o PCA é uma técnica estatística usada para simplificar dados complexos, mas ele pode, em alguns casos, inverter o sinal dos resultados (por exemplo, transformar um número positivo em negativo) sem afetar a análise geral.

Portanto, no caso do gráfico compartilhado por Ju, o sinal foi invertido acidentalmente durante o processo de retreinamento do PCA. Por isso, o índice resultou uma queda que não correspondia à realidade do mercado.

Assim, após identificar o erro, a equipe da CryptoQuant implementou uma correção no código, adicionando uma etapa que verifica e ajusta o sinal sempre que necessário. Com a atualização, o P&L Index voltou a refletir com precisão a situação do mercado.

“Esta é a versão correta do índice PnL. Ainda estamos em um mercado em alta. Obrigado por relatar, MAC.D”

Ki Young Ju voltou ao X para informar o erro e retificar sua análise previa, dizendo que o Bitcoin estava em alta, agradecendo ao seu autor MAC.D, por ajudar a identificar o problema.

O post Empresa de análise volta atrás e afirma: Bitcoin continua em alta apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 25 de Janeiro, 2025