NFTs estão impulsionando negócios em todo o mundo; veja como

Share

Os tokens não-fungíveis (NFTs) são registros digitais únicos e não replicáveis, os quais garantem a propriedade do bem eletrônico aos seus respectivos detentores. Essas características os tornam bastante versáteis para serem inseridos nos mais variados modelos de negócios.

Embora sejam conhecidos principalmente por conta do “boom” das artes digitais, estes tokens podem ser incorporados de várias formas. Colecionáveis digitais raros, como cards e figurinhas, itens exclusivos dentro de jogos eletrônicos ou mesmo terrenos, casas e itens virtuais no metaverso podem ser adquiridos com esses ativos digitais.

Investir em NFTs? Não necessariamente

Muitos usuários conheceram a tecnologia por conta da popularização de artes digitais exclusivas que fazem uso desse modelo de registro. A OpenSea é o maior marketplace de NFTs do mundo e movimenta bilhões de dólares em criptomoedas todos os meses. Mas esses ativos não precisam estar necessariamente ligados a investimentos e especulações.

De acordo com o fundador da gotas.social, Ariel Alexandre, é mais provável que a tecnologia seja incorporada nos negócios como uma forma de entender melhor os consumidores, proporcionando dados valiosos para a personalização de produtos e serviços.

Ariel Alexandre
Ariel Alexandre (Foto: Reprodução/ NFT.Brasil via X)

“Em termos de valorização monetária, será algo bastante variável. Quando falamos sobre tecnologia, trata-se de uma distribuição em volume de dados, pois é uma das formas mais eficazes de fazê-lo”, comentou Ariel. 

Clubes de futebol em todo o mundo estão utilizando esses certificados digitais para oferecer acesso exclusivo a jogos e eventos esportivos, além de brindes e descontos aos torcedores. Flamengo, Vasco, Barcelona e Manchester City são alguns exemplos de instituições que visam promover as suas respectivas marcas, uma vez que os próprios jogadores tendem a angariar um público maior nas redes sociais.

Em sua última turnê internacional, o músico e compositor Milton Nascimento comercializou 400 NFTs. Cada unidade continha, além do ingresso para o espetáculo, um desenho feito manualmente pelo artista.

A gotas.social busca renovar o sistema de milhas existente, “que parou no tempo por vários anos”, segundo Ariel. “Além de tudo, é um bom chamariz para que você tenha acesso aos dados dos clientes, só que de maneira orgânica e descomplicada. A análise dos dados e a previsibilidade do público fazem grande diferença para que as empresas desenvolvam produtos e serviços cada vez mais personalizados”, comentou.

Os benefícios da tecnologia

Usuários menos acostumados com o universo blockchain podem acreditar que se trata de algo complexo. No entanto, a facilidade de se adquirir um NFT pode ser tão grande quanto realizar uma transferência via Pix, por exemplo. Trata-se de uma questão focada unicamente na experiência de usuário (UX) e na interface de usuário (UX): quanto mais amigável for, mais facilmente os ativos digitais serão incorporados no cotidiano.

A gestora interna e de desenvolvimento da gotas.social, Gabi Cipriani, reforçou a importância de os usuários terem a propriedade do que adquirem: “Em plataformas tradicionais, como as da Meta, os usuários pagam para ter o direito de utilizar determinada coisa. Com os NFTs, o consumidor é proprietário do que foi adquirido”. 

O custo de aquisição em redes sociais costuma ser mais alto, também. As taxas cobradas para impulsionar postagens e realizar outros serviços digitais variam de acordo com o público-alvo desejado, o alcance projetado, geolocalização, entre outros parâmetros. Com os tokens não-fungíveis, esse processo pode ser barateado e direcionado com maior facilidade e menor custo.

Influenciadores digitais estão entre os principais utilizadores dessa inovação, segundo os empresários. “Eles têm a audiência nas mãos, mas não têm os dados dos seus usuários para produzir conteúdos específicos”, comentou Ariel. Isso porque as plataformas não fornecem os parâmetros necessários para que os produtores de conteúdos conheçam, de fato, o seu público-alvo. Essa barreira é rompida através do engajamento proporcionado por esses registros digitais.

O sistema está sendo cada vez mais utilizado para reduzir custos, personalizar conteúdos e desenvolver um senso de comunidade mais sólido. Ainda que a maior parte da adoção venha de negócios totalmente voltados para o digital, espera-se que tantos outros segmentos os incorporem para o fortalecimento de marcas.

Para entender ainda mais sobre o papel dos NFTs no mundo real, acompanhe a entrevista com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões.

O post NFTs estão impulsionando negócios em todo o mundo; veja como apareceu primeiro em PanoramaCrypto.

.

  • 30 de Janeiro, 2025