Explosão à vista! Meme Index em alta com decisão da SEC sobre ETFs
Enquanto a SEC avança na análise do primeiro ETF de Litecoin — moeda conhecida como a “prata digital” —, o mercado se prepara para uma onda de fundos indexados a criptoativos além de Bitcoin e Ethereum. Algumas criptomoedas meme, em particular, podem se beneficiar disso.
O recente parecer favorável à Nasdaq, que prevê 240 dias para decisão final, trouxe à tona antigos ETF, como 10 Crypto Index ETF. Registradoo pela Bitwise, o ETF será lastreado em um portfólio de 10 criptomoedas, de Solana a Chainlink.
No rastro desse movimento, projetos como o Meme Index (MEMEX) ganham destaque ao oferecer exposição simplificada a memecoins como Dogecoin e Shiba Inu — justamente as favoritas de gestoras que miram novos ETFs.
As recentes movimentações da SEC em relação aos pedidos de novos ETF de criptomoedas mais promissoras tem impactado diretamente diversos tokens. Em meio a tantos pedidos protocolados ao longo das últimas semanas, um avanço importante aconteceu na data de ontem.
No último dia 30, a SEC emitiu um parecer favorável ao pedido da Nasdaq Inc. para negociar ETF de Litecoin. Conhecida como a prata das criptomoedas, a Litecoin ocupa o 22º lugar no ranking de tokens com maior capitalização de mercado.
Com o parecer favorável, agora a SEC tem 240 dias para dar uma resposta final, autorizando ou negando o ETF. A notícia foi bem recebida por analistas de mercado, que comemoram esse que pode ser o primeiro ETF não atrelado a Bitcoin ou Ethereum.
- Leia também: Pais de fundador da FTX querem perdão de Trump
Novos ETFs à vista
Vários outros ETFs estão na fila para análise. Um deles, inclusive, a equipe protocolou no ano passado durante a gestão de Gary Gensler. Trata-se do 10 Crypto Index ETF, protocolado em outubro pela Bitwise, uma das maiores gestoras de ativos do mundo.
Especializada em fundos de criptomoedas, a Bitwise é a gestora por trás do BITB e ETHW, dois dos maiores ETFs de Bitcoin e Ethereum, respectivamente. No entanto, o 10 Crypto Index ETF chama a atenção por trazer a inovação de estar atrelado a índice das 10 criptomoedas diferentes: Bitcoin, Ethereum, Solana, XRP, Cardano, Avalanche, Chainlink, Bitcoin Cash, Polkadot e Uniswap.
O pedido, apesar de ainda sem resposta da SEC, inspirou um projeto de uma criptomoeda que tem movimentando as redes sociais, a Meme Index. O projeto oferece quatro índices: Titan, Moonshot, MidCap, Frenzy, cada diferente volatilidade.
A ideia é que o detentores do token do projeto, o $MEMEX, tenham acesso a volatilidade de diversas memecoins promissoras utilizando um único ativo. Entre os tokens que farão parte do índice da Meme Index estão: as memecoins Shiba Inu, Pepe, Wif, Bonk, Floki, Babydoge, Brett e Dogecoin.
Dogecoin, inclusive, que tem sido uma das memecoins favoritas dos fundos interessados em novos produtos de ETF. O próprio Bitwise, fez protocolou recentemente um pedido junto a SEC para começar a negociar ETF lastreado na DOGE.
Meme Index pode se beneficiar
Se o pedido obtiver aprovação, o ETF pode gerar uma demanda maior por DOGE, influenciando diretamente o preço do ativo. Algo parecido com o que aconteceu após a aprovação do ETF de Bitcoin, que se tornou o ETF de maior crescimento da história, impulsionando o preço do Bitcoin, que mais do que dobrou de preço em um ano.
Nesse sentido, o anúncio pode impactar diretamente no preço do $MEMEX, pois uma das memecoins atreladas ao índice é a DOGE. No início de dezembro, a equipe lançou a pré-venda da criptomoeda, e o Meme Index acaba de superar a marca de US$ 3 milhões em capitalização, atraindo investidores que buscam exposição direta à volatilidade dos melhores memecoins com apenas um token.
Com anúncios de colaborações com exchanges descentralizadas (DEXs) até influenciadores de blockchain, o $MEMEX tem um roadmap claro e condições favoráveis para aumentar sua liquidez. Aproveite que o token está na fase de pré-venda, vendido a US$ 0,0157183, e garanta seu lugar nesse que tem tudo para ser um dos lançamentos mais inovadores do universo das memecoins.
- Leia também: XRP falha em registrar ATH: o que vem a seguir?
O post Explosão à vista! Meme Index em alta com decisão da SEC sobre ETFs apareceu primeiro em CriptoFacil.