Gigante do setor financeiro anuncia entrada no mercado de criptomoedas

Share

criptomoedas-criptoativos

A Citadel Securities está dando um passo importante em direção ao mercado de criptomoedas. Fundada em 2002 por Ken Griffin, a empresa planeja se tornar uma provedora de liquidez para ativos digitais, como Bitcoin e Ethereum. A decisão está relacionada ao apoio que o presidente Donald Trump tem dado ao setor, desde a sua posse.

Essa decisão é uma guinada significativa na postura da empresa, que até agora mantinha uma abordagem cautelosa em relação às criptomoedas. Anteriormente, a Citadel evitou negociar o mercado de criptomoedas, principalmente devido à falta de regulamentação das criptomoedas clara nos Estados Unidos. No entanto, com a expectativa de mudanças nas regras sob a administração Trump, a empresa está se preparando para expandir suas operações.

A entrada da Citadel Securities no mercado de criptomoedas pode trazer mais estabilidade e confiança para o setor. Como uma receita de US$ 6 bilhões anuais, a empresa é uma das principais formadoras de mercado ao setor financeiro. A partir de compras e venda de ações, títulos e outros ativos tradicionais, a empresa fornece liquidez para o setor.

Como funciona um market maker

Imagine que você quer vender um celular usado. Para isso, você precisa encontrar alguém que queira comprar esse celular. Agora, pense em um mercado onde muitas pessoas estão tentando vender e comprar celulares ao mesmo tempo. Às vezes, pode ser difícil encontrar alguém que queira comprar exatamente no momento em que você quer vender, ou vice-versa.

É aí que entra o market maker (ou “criador de mercado”). Ele funciona como um intermediário que sempre está disposto a comprar ou vender, garantindo que haja sempre alguém do outro lado da negociação. No caso, a Citadel atuaria na compra e venda de criptomoedas o tempo todo, garantindo que haja sempre liquidez.

Parcerias e retomadas de projetos

Entre os planos anunciados pela revista Bloomberg, a Citadel planeja se associar a grandes exchanges de criptomoedas, como a Coinbase, Binance e Crypto.com. A ideia é criar liquidez e novos mercados para o setor de criptomoedas. Inicialmente, as operações devem começar fora dos Estados Unidos, enquanto aguardam a definição de novas regulamentações no país.

Vale destacar que a empresa já atua no mercado de criptomoedas, mas em outras frentes. Em parceria com as gestoras Charles Schwab e Fidelity Investments, a empresa criou o EDX Markets no ano de 2023, uma plataforma de criptomoedas voltada apenas para investidores institucionais. Agora, o plano é entrar no mercado de varejo, mirando os investidores pessoas físicas.

O post Gigante do setor financeiro anuncia entrada no mercado de criptomoedas apareceu primeiro em CriptoFacil.

.

  • 26 de Fevereiro, 2025