Agências dos EUA devem reportar reservas de Bitcoin ao Tesouro até hoje
A novela da reserva estratégica de Bitcoin dos Estados Unidos ganha mais um capítulo hoje. Isso porque as agências federais do país devem reportar suas holdings de criptomoedas ao Tesouro até hoje, segundo tuíte da jornalista Eleanor Terrett.
O prazo, inicialmente marcado para 5 de abril, foi estendido para 7 de abril, mas relatórios permanecerão confidenciais, gerando críticas públicas.
A ordem executiva do presidente Donald Trump, assinada em 6 de março, estabelecia a criação de uma Reserva Estratégica de Bitcoin. O plano prevê acúmulo de 200 mil BTC já em posse do governo, conforme anunciado pelo czar cripto David Sacks. Também haverá uma reunião no departamento de Tesouro, envolvendo as agências federais sobre os plaos para a reserva estratégica de Bitcoin. Os detalhes, porém, não serão divulgados, conforme confirmou fonte da Casa Branca.
A falta de transparência irritou a comunidade cripto, que alegou que órgãos públicos devem prestar contas à população.
Investidores esperavam clarificação sobre ativos como XRP, Solana e Cardano, citados anteriormente por Trump. O Tesouro, liderado por Scott Bessent, receberá os dados, mas não tem obrigação de torná-los públicos.
A mudança no prazo também levantou suspeitas. Inicialmente, o relatório deveria ser entregue em 5 de abril, mas o adiamento para uma segunda-feira não foi explicado. Além disso, a queda geral do mercado, com BTC caindo 3% após anúncios de tarifas de Trump, intensificou o ceticismo.
No dia 5 de abril, Trump impôs tarifas a vários países, afetando exchanges e criptomoedas. Desse modo, o mercado global perdeu 7% em 24 horas, com 90 das top 100 criptomoedas em queda.

Reserva estratégica de Bitcoin
A ordem executiva de março exigia um inventário completo dos ativos digitais do governo em 30 dias. Além disso, o documento menciona “estoques estratégicos”, mas não detalha como as autoridades adquirirão novos BTC. Enquanto isso, o mercado especula sobre o impacto da reserva.
“Ter BTC em balanços federais pode legitimar o ativo”, disse um gestor de fundos.
O próximo passo depende da Casa Branca. Trump pode usar os dados para ampliar aquisições ou manter estoques atuais. Decisões devem ser anunciadas até maio, segundo assessores.
Enquanto isso, o mercado segue em alerta. Qualquer vazamento de informações pode causar volatilidade extrema. Para os investidores, paciência é a chave.
O post Agências dos EUA devem reportar reservas de Bitcoin ao Tesouro até hoje apareceu primeiro em CriptoFacil.