Primeiros ETFs de Solana com staking do mundo são aprovados no Canadá
O mercado financeiro canadense se prepara para lançar os primeiros ETFs de Solana com staking do mundo, após aprovação da Ontario Securities Commission (OSC). As gestoras Purpose Investments, Evolve ETFs, CI Global Asset Management e 3iQ receberam autorização para listar os fundos, com estreia marcada para 16 de abril.
Diferentemente dos produtos baseados em futuros, os novos ETFs manterão tokens SOL em custódia direta. Dessa oferecerão aos investidores exposição em tempo real ao preço do ativo subjacente. Cada fundo seguirá índices diferentes ligados à Solana, permitindo abordagens diversificadas com suporte em blockchain.
De acordo com Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, os produtos terão participação ativa no staking da rede Solana, permitindo que os fundos gerem recompensas para os cotistas. Essa receita adicional pode compensar taxas de administração e custos operacionais. Além disso, pode aumentar os retornos líquidos dos investidores.

- Leia também: Token que homenageia John McAfee dispara 80.000%, mas é acusado de manipulação de preço
ETFs de Solana com staking viram realidade no Canadá
De acordo com os documentos compartilhados por Balchunas, o modelo adotado prevê distribuição das recompensas de staking aos acionistas dos ETFs, reduzindo o custo efetivo de manter os fundos ao longo do tempo. Os rendimentos podem ser superiores aos observados em produtos semelhantes baseados em Ethereum. Isso porque as taxas de recompensa são mais altas na rede Solana.
Os documentos mencionam o envolvimento do TD Bank na distribuição de informações. Contudo, Balchunas ressaltou que a instituição não atuará diretamente como custodiante nem operará o processo de staking.
O uso de staking dentro de ETFs regulados ainda é uma estrutura nova. Apesar da ausência de detalhes operacionais completos, a aprovação sinaliza abertura dos reguladores canadenses a modelos híbridos, que combinam elementos de finanças descentralizadas com estruturas tradicionais de fundos.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, nenhum ETF de altcoins além do Ethereum obteve aprovação até agora. Os únicos ETFs de Solana disponíveis no país são baseados em contratos futuros, e segundo Balchunas, não obtiveram tração significativa em termos de captação ou volume de ativos sob gestão.
Ele observou que o ETF alavancado 2x de XRP, lançado recentemente, já ultrapassou os ETFs de futuros de Solana em ativos gerenciados. Isso demonstra uma recepção fraca para produtos baseados em SOL nos EUA.
Com a estreia no Canadá, a Solana passa a integrar o grupo de ativos digitais com instrumentos regulados de investimento direto, ao lado de Bitcoin e Ethereum, consolidando a expansão de veículos de investimento cripto com exposição on-chain no mercado regulado canadense.
- Leia também: Guerra comercial e fuga de capital: produtos cripto registram US$ 798 milhões em saídas
O post Primeiros ETFs de Solana com staking do mundo são aprovados no Canadá apareceu primeiro em CriptoFacil.