Web Summit Rio 2025: inclusão e sustentabilidade protagonizam primeiro dia de evento
O Web Summit Rio 2025 começou no domingo (27) na Cidade Maravilhosa, com a presença do prefeito Eduardo Paes. O primeiro dia do evento contou com uma palestra sobre inovação, inclusão e sustentabilidade.
Além de Eduardo Paes, participaram da abertura o cofundador e CEO do evento, Paddy Cosgrave, o presidente do SENAC, Amauri Soares, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), Luciana Santos.
A abertura trouxe novidades sobre a realização do encontro no Rio de Janeiro (RJ). Agora, a Cidade Maravilhosa receberá mais cinco edições do evento, ou seja, o Web Summit Rio 2025 acontecerá até 2030 na cidade.
Ao falar sobre investimentos em startups, Luciana Santos destacou programas como o Connect Startup que, em 2024, investiu R$ 5 milhões em novos empreendimentos no Brasil.
Além disso, a ministra falou que existem 50 startups que desenvolvem iniciativas de código aberto no Brasil. Para ela, investir em tecnologia é um compromisso do governo federal.
“Isso é o compromisso e a convicção de um governo que tem esse tipo de visão, de compromisso com a ciência e tecnologia brasileira. O Connect Startup, na sua última edição, investiu 5 milhões para apoiar seis startups em estágio inicial e 50 empresas comprometidas com práticas de inovação aberta.”
Web Summit Rio 2025 recebeu mais de 34 mil pessoas
Os números apresentados pelo Web Summit Rio 2025 impressionam. Afinal, durante os quatro dias, o evento recebeu 34.552 pessoas. Além do Brasil, o encontro recebeu participantes de outros países, como Portugal, Argentina e Chile, por exemplo.
Além disso, o número de startups que participaram do evento quebrou recorde em 2025. De acordo com a organização, quase 1,4 mil novos empreendimentos estão presentes no evento, em stands e palestras.
Esse número representa um crescimento superior a 30% em comparação com 2024. No último ano, 1.066 startups participaram do Web Summit Rio.

- Leia também: Criptomoedas são prioridade do Banco Central do Brasil; Novas regras saem no 2ª semestre
Inclusão feminina no mundo tech
A presença feminina no Web Summit Rio 2025 está sendo marcada por fundadoras de empresas. Em 2025, 647 empreendedoras participam do evento. Esse número representa 46% do total de participantes.
Sendo assim, a presença feminina também cresceu no evento. Em comparação com 2024, o aumento de mulheres empreendedoras no encontro saltou 34%, saindo de 480 participantes para quase 650 pessoas.
Além disso, o número de investidores também cresceu expressivamente entre 2024 e 2025. Nesta terceira edição da conferência de tecnologia no Brasil, eles representam 657 pessoas.
Sendo assim, observou-se um crescimento de 32% no número de investidores que participam do Web Summit Rio 2025.
Além de inovação, inclusão e sustentabilidade, o evento foi palco de novidades sobre o Rio de Janeiro. A cidade, que possui um polo tecnológico chamado Porto Maravalley, investirá em sustentabilidade através do reflorestamento e produção de energia limpa.
A proposta, apresentada por Eduardo Paes, inaugura o “Mata Maravilha”. Um complexo com 200 mil metros quadrados, que terá um data center dedicado para soluções de inteligência artificial.
O Web Summit Rio 2025 acontece entre os dias 27 a 30 de abril no Riocentro. Durante quatro dias, a Cidade Maravilhosa se transforma na capital da tecnologia, para receber o maior evento do segmento no mundo.
- Leia também: Criptomoedas ganham força na Malásia
O post Web Summit Rio 2025: inclusão e sustentabilidade protagonizam primeiro dia de evento apareceu primeiro em CriptoFacil.