Web Summit Rio 2025: tecnologia impulsiona economia e gera empregos
O Web Summit Rio 2025 começou no dia 27 de abril no Rio de Janeiro (RJ). Durante quatro dias, a Cidade Maravilhosa recebe o maior evento de tecnologia, que chega a sua terceira edição no Brasil.
No primeiro dia, o evento teve a presença de nomes como Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Paddy Cosgrave, cofundador e CEO da conferência. Além deles, participaram da abertura a ministra da ciência, tecnologia e inovação do Brasil, Luciana Santos e o presidente do SENAC, Amauri Soares.

Enquanto discursava, Amauri Sales reforçou a principal missão do Rio de Janeiro diante da evolução tecnológica em curso no Brasil. Para ele, é necessário criar caminhos de acesso à inovação para toda a população, transformando o setor em um ambiente mais inclusivo.
“O SENAC do Rio de Janeiro tem a missão de levar ferramentas a quem mais precisa, quem está distante das oportunidades, para que possamos avançar para uma sociedade mais justa e inclusiva.”
Primeiro dia do Web Summit Rio 2025
Inclusão digital foi um dos principais temas do primeiro dia do Web Summit Rio 2025. De acordo com o presidente do SENAC, o mercado apresenta desafios atuais para empreendimentos tech como startups.
Amauri falou que a América Latina enfrenta dificuldades em angariar investimentos para novas empresas. Sendo assim, ele acredita que o Rio de Janeiro é o melhor local para receber o evento na região.
“A tecnologia está transformando profundamente os aspectos da nossa vida e a maneira como comunicamos, trabalhamos e empreendemos. As startups brasileiras estão se mantendo em meio a uma crise de financiamento na América Latina. Por isso, achamos que não há cidade melhor para sediar um evento desse porte.”
Rio de Janeiro como polo tecnológico
O Rio de Janeiro apresenta iniciativas que transformam a cidade em um polo tecnológico. Através de projetos como o Porto Maravalley, a capital carioca busca atrair empreendimentos do setor, além de oferecer formação e oportunidade de negócios.
Sendo assim, Amauri Sales falou que a cidade atrai ações globais voltadas para a inovação. Além disso, ele citou que o segmento gera oportunidades, e por isso é necessário investir no desenvolvimento de novas habilidades.
“O Rio é cada vez mais um polo de inovação, criatividade e ações globais. Esse encontro representa uma nova era para a educação. Para aproveitar todo o potencial da inovação como geradora de oportunidade é fundamental investir no desenvolvimento de habilidades e no estímulo à cultura digital.”
Com o poder de transformar a economia, a inovação desvela-se como uma oportunidade de expansão. Além disso, novos empregos são gerados, além de estimular o aperfeiçoamento de serviços através da tecnologia.
“A inovação transforma setores inteiros da economia. Hoje, mais do que nunca, temos a oportunidade de aproveitar o potencial da tecnologia para impulsionar o crescimento, gerar empregos e construir um futuro mais equilibrado.”
O Web Summit Rio 2025 acontece no Riocentro até o dia 30 de abril. Durante quatro dias, o local é palco das principais discussões e tendência do mercado tech, com a presença de empresas do ramo cripto, como OKX, Mercado Bitcoin e Hashdex.
O post Web Summit Rio 2025: tecnologia impulsiona economia e gera empregos apareceu primeiro em CriptoFacil.